Reflexão do Evangelho do dia 15 de Novembro de 2012


Reflexão de Dom Fernando Antônio Figueiredo para:
Quinta-feira – 15 de novembro
Lc 17, 20-25: A vinda do Reino de Deus
        
         Estes poucos parágrafos esclarecem um dos pontos principais da pregação de Jesus: “O tempo se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo”. Mas, perguntam os fariseus: “Quando ele virá”? A questão compreende dois aspectos, o tempo e o modo como ele virá. Jesus aborda, principalmente, a última questão, ao descrever a forma como chegará o Reino. Não aparecerá em meio a sinais nitidamente constatáveis. Muitos buscarão sinais em vão. Rumores corriam de que surgiria “aqui ou ali”. Que os discípulos não se deixem enganar, pois o Reino de Deus já é uma realidade.  Não no sentido de ocupar um espaço delimitado. É um acontecimento, “irrupção repentina” do dom de Deus. Indícios e cálculos falham. O Reino de Deus já está aqui, em seu caráter espiritual e escatológico.
         Seu início coincide com a presença de Jesus “no meio de nós”. O próprio S. João Batista o anunciou e, posteriormente, ele foi comprovado, através dos “sinais” miraculosos multiplicados por Jesus. Ao expulsar os demônios, pelo dedo de Deus, e ao curar os dez leprosos, o Senhor revela o Reino, situando-o bem ao alcance de seus interlocutores, convidados e exortados a fazerem parte dele.
A seguir, Jesus tece um paralelo entre o relâmpago e o “dia do Senhor”. O relâmpago, em seu brilho, pode ser observado por todos, o que dispensa a necessidade de um sinal diverso e especial para indicar a sua presença ou o seu poder. Da mesma maneira, o “dia do Senhor” refulgirá como o relâmpago nos céus, sendo evidente para todos os presentes. Para atestá-lo, não há necessidade de nenhum outro sinal, pois, no dizer de S. Cirilo de Alexandria,“ele aparecerá na majestade do Pai em companhia dos anjos, que o rodeiam, e se colocará diante de nós como Deus e Senhor”.
 O Reino de Deus ou o Filho do Homem já apareceu na pessoa de Jesus Cristo, o Filho de Deus e Salvador do mundo. As sementes do Reino foram lançadas em nossos corações, o que nos leva à convicção de que o seu início se dá em nosso interior e, paulatinamente, transforma-nos, orientando-nos para Deus. Exclama S João Cassiano: “Quando já não reinam os vícios, vem estabelecer-se em nós, por direta consequência, o reino de Deus”. O próprio Senhor age em nós e nós o reconhecemos na Palavra proclamada, nos irmãos necessitados e, sobretudo, no partir do pão, na Eucaristia. “Se o Reino de Deus é paz, alegria e justiça, então, quem as vive permanece sem dúvida no reino de Deus. Ao contrário, quem vive na injustiça, na discórdia e na tristeza que gera a morte, permanece no reino do mal, no inferno e na morte” (S. João Cassiano). 
         O Reino de Deus, diz o Mestre, está “no meio de vós” e “em vós”. S. Gregório de Nissa pergunta-se: “Que Reino está dentro de nós? A felicidade provinda “do alto” e nascida nas almas pelo Espírito. Ele é a imagem, o penhor e o sinal da felicidade eterna da qual gozarão as almas dos santos na eternidade”. Perseveremos na fé e caminhemos pressurosos, movidos “sinceramente pelo desejo da fecundidade espiritual” (S. Ambrósio).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro