Reflexão do Evangelho do dia 25 de Novembro de 2012


Reflexão de Dom Fernando Antônio Figueiredo para:
Domingo – 25 de novembro
Jo 18, 33-37 – Cristo Rei do Universo
       
        O anjo Gabriel saúda Maria: “Ave, cheia de graça”. A verbo grego “karitow”, cujo particípio perfeito passado “ke-karitwméne” significa cheia de graça. É a vinda do Filho de Deus que assume em Maria a nossa humanidade. Presença da graça, do dom gracioso de Deus, no qual se faz presente aquele que agracia. Proclama-se a graciosidade e a vitalidade do amor, a cháris, epifania ou esplendor da luz divina em sua transparência. Jesus é a plenitude da graça, o que permite a liturgia antiga denominar Maria como a Mãe do Belo amor. Ele é o fascínio da perfeição do amor, que impregna sua mãe, tornando-a cheia de graça.  
        Já no primeiro instante de sua vida, ressoa a resposta desejada por Pilatos, que coloca em questão não o fato de ele ser o Cristo, Filho do Homem e Filho de Deus, mas a sua “Realeza”. O Sinédrio havia condenado Jesus por blasfêmia, “legitimando” assim a sua morte. No entanto, para levá-lo à morte tal acusação não era ainda suficiente. Daí a declaração apresentada pelo sumo sacerdote de ele ser rei e, por conseguinte, insurreto.  
          De fato, em sua vida pública, muitas vezes, o povo o tinha declarado rei. Pois no coração de todos era alimentado, desde séculos, o estabelecimento do reino messiânico temporal. Diante dos milagres e, sobretudo, tocados pelos seus ensinamentos, os que o seguiam quiseram coroá-lo rei. Jesus rejeita claramente. Mesmo assim, seus inimigos irão se aproveitar de tal manifestação, feita pelo povo, para acusá-lo diante das autoridades romanas. Para Pilatos o título de rei soava como pretensão temporal, tornando-o rival do poder de Roma por ele representado. Os chefes dos judeus atingem seu objetivo: levá-lo ao tribunal para ser condenado. Desejam a sua morte e irão obtê-la, muito embora as respostas de Jesus a Pilatos não confirmem a suposição por eles apresentada. Ele situa sua realeza em nível bem mais elevado. Daí declarar S. João Crisóstomo que as palavras de Jesus a Pilatos demonstram ser “ele rei, mas um rei celeste”. S. Efrém comenta que “as palavras de seus caluniadores eram como uma coroa redentora em sua cabeça. Seu silêncio era tal que, calando-se, seus clamores tornaram mais formosa a sua coroa”.
         O próprio Jesus dirá: “Sim, eu sou rei. Foi para dar testemunho da verdade que eu nasci e vim ao mundo”. “Dar testemunho”, pregar, ensinar e, sobretudo, revelar o mistério do amor infinito, que supera toda compreensão. Sendo Deus, o seu amor é humanamente incompreensível. Por isso, nossa resposta ao seu amor crucificado e transfigurado, comunicado a nós, será pura adoração.   
         Seu Reino é Ele mesmo. Seu Reino é a verdade, a fidelidade e o amor encarnado. Caso prevalecesse o costume judaico, ele teria sido morto por apedrejamento. Conduzido, porém, pelos romanos à morte, realizou-se o que Jesus e o Pai tinham como desígnio de Salvação: O suplício na cruz, força espiritual, que indica sua “elevação” e “glorificação”. S. Agostinho, comentando o letreiro na cruz, nota que estava escrito ”em três línguas: hebreu, grego e latim, para indicar que ele iria reinar não só sobre os judeus, mas também sobre os gentios”. Ele é o amor graciosamente comunicado à humanidade, o esplendor da luz divina, o Rei do Universo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro