Reflexão do Evangelho do dia 29 de Novembro de 2012


Reflexão de Dom Fernando Antônio Figueiredo para:
Quinta-feira – 29 de novembro
Lc 21, 20-28: Jerusalém cercada, a desolação

         Desolação, expressão retomada por todos os Evangelhos Sinóticos numa referência à profecia de Daniel 9,27 sobre as 70 Semanas. De acordo com as profecias, o mundo caminha para o fim. Portanto, o que Jesus fala sobre o fim dos tempos, o dia do julgamento e a destruição de Jerusalém, não era novidade para os judeus. O termo desolação, em grego “erémwsis”, alude a um lugar deserto, em que as pessoas se sentem abandonadas. Em seu sentido religioso, a palavra conduz ao esquecimento da Aliança com Deus. É ausência ou falta de afeição às realidades de Deus. O discípulo torna-se, interiormente, árido no seguimento do Senhor, resvalando para a corrupção, com o consequente enfraquecimento do ideal de vida.
Assim, as imagens da destruição do Templo, morada de Deus, vão adquirindo um forte significado para os discípulos de Jesus. Sobretudo, quando Jesus a descreve como desolação, que indica, mais radicalmente, a perda da morada interior, onde Deus habita. Para reconstruí-la é necessário ir ao encontro do Pai de Jesus Cristo levando uma vida de total doação e engajamento. Pois afastar-se de Deus é abandonar sua verdadeira identidade, esquecer sua origem e acolher os ídolos. Daí o fato de Jesus empregar o termo abominação, palavra hebraica que significa detestação, horror diante dos ídolos.
         Traça-se, assim, o quadro do fim dos tempos e anuncia-se o dia do duro julgamento para os que recusam a palavra de Deus, afastando-se da graça e da salvação. Estes permanecerão no vazio, numa vida sem Deus, na desolação. S. Cipriano e S. Agostinho afirmam que, nesse dia final, não estarão sob o teto da fraternidade os que não se purificaram e não se dispõem à comunhão. Porém, o apelo do Senhor, para que todos se voltem para Deus, ressoa e pode ser ouvido por todos. O amor do crucificado quer lavar e purificar todos os corações. Ao que se afeiçoa à pessoa de Jesus, seguindo-o, escreve S. Ambrósio, “o fim do mundo não lhe será estranho, pois já acolheu a vinda do Senhor, nascido da Virgem Maria”.
  Em seu ministério público, Jesus prepara seus discípulos, dando-lhes a certeza de que não os deixará sozinhos, mesmo em momentos difíceis e em tempo de tribulação. Os santos e os mártires, submetidos a tormentos e à morte, transformaram a prisão em templo de oração e em lugar de acesso ao trono da glória de Deus. Jamais se afastaram da presença salvadora de Jesus. Ainda que perdessem a vida corporal, conservaram sua alma intacta para o Senhor. Escreve S. Agostinho: “O mártir não se afasta do Senhor, mantém-se na fé e não teme a morte, pois sua morte corporal não se deu por ter-se afastado dele”. A desolação não tem lugar em sua existência. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro