Reflexão do Evangelho do dia 07 de Fevereiro de 2013


Quinta-feira – 07 de fevereiro
S. Mc 6, 7-13 – A missão dos Doze
          
            Jesus ordena aos seus Apóstolos: “Dirigi-vos, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel. Dirigindo-vos a elas, proclamai que o Reino dos Céus está próximo”. Com ênfase, ele recomenda-lhes não levarem nada consigo, pois os quer livres de todo apego aos bens materiais e de toda preocupação em obter posses terrenas. Mas, nas areias áridas do desprendimento, suspirando por um refrigério, oásis de Paz, eles miram nos horizontes o vulto do Senhor, que os proverá. Reflete S. Cirilo de Alexandria: “A glória deles não é a de não possuírem nada. Mas a de se colocarem nas mãos divinas”. Na renúncia, eles contemplam a aurora da alegria sobrenatural. E colocam-se no cumprimento da missão confiada pelo Senhor, que, através deles, continua a realizá-la. Comenta S. Hilário de Poitiers: “Todo o poder do Senhor foi comunicado aos Apóstolos. E para que se assemelhassem plenamente a Deus, seguindo a profecia do Gênesis, ele ordena-lhes dar gratuitamente o que gratuitamente eles tinham recebido”.
            No despojamento e na simplicidade, os Apóstolos compreendem: o verdadeiro milagre é viver e anunciar o amor. Então, eles proclamam a gratuidade da doação, o amor “agápico”, convocando “as ovelhas perdidas da casa de Israel” à conversão. O apelo do Senhor de “dar gratuitamente”, permite-lhes entender que o amor ao próximo é sintoma da aquisição do verdadeiro amor a Deus, que é generosidade e bondade. Portanto, evangelizar é viver o amor, movimento da alma, sobretudo, dom incriado, que, como “energia divina”, inflama a alma sem cessar e a reúne a Deus pela força do Espírito Santo. Mais tarde, S. João Clímaco exclamará: “Tu feriste minha alma, ó Amor, e meu coração não pode suportar tuas chamas. Avanço louvando-te”.
            Eis a missão dos Apóstolos. Eis a nossa missão: Anunciar o Evangelho e realizar as obras de misericórdia, graças aos poderes concedidos pelo Senhor, a cura dos doentes, até mesmo ressuscitar mortos e expulsar demônios. Porém, segundo S. Isaac Siríaco, “o sinal seguro para reconhecê-los é não lhes parecer suficiente o fato de serem, porventura, entregues, dez vezes ao dia, às chamas por sua caridade para com o próximo”. No amor, os Apóstolos testemunham alegria no anúncio do Evangelho.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro