Reflexão do Evangelho do dia 21 de Fevereiro de 2013


Quinta-feira – 21 de fevereiro
Mt 7, 7-12: Confiar no Pai - Pedi e vos será dado
           
                                    Não há quem não deseje se ultrapassar e aceder ao que o transcende, elevando-se a um nível novo de existência. Para nós cristãos, esse desejo, presente no coração humano, é uma centelha do bem e da verdade. Lampejo que, a pouco e pouco, nos ilumina, conferindo-nos paz e felicidade. Iluminados por Deus, participantes da luz divina, nós elevamos nossa prece ao Pai celestial, que vem, graciosamente, ao nosso encontro e confere-nos dons para além de nossas expectativas. Nós confiamos e, na oração, lançamo-nos nos braços daquele que nos afaga em sua bondade e misericórdia. Em nosso coração soa a parábola, contada pelo Senhor, sobre o amigo importuno, atendido graças à sua perseverante insistência: “Pedi e vos será dado; buscai e achareis, batei e vos será aberto”. Na atitude filial do discípulo em relação ao Pai, nosso coração bate o compasso da confiança, fomentando súplicas e pedidos.  Comenta S. João Crisóstomo: “O Senhor não simplesmente ordena pedir, mas quer que as nossas preces sejam fervorosas e perseverantes: eis o sentido da palavra “buscai”.
                                    Se há dúvidas ou incertezas, as palavras de Jesus dissipam-nas. Diz ele: “pedi”, “buscai”, “batei” e sereis atendidos. À incredulidade deparam-se a serenidade e a firmeza do divino Mestre, pois “a misericórdia de Deus não tem limite, nada a supera”. Acrescenta S. João Clímaco: “Porque aquele que se desespera se dá a si mesmo a morte”. Sem hesitação e movidos pela fé, batamos à porta do Senhor e dele nos aproximemos. Então, ele realizará milagres e transformará os corações endurecidos e pecadores, nos quais habitará a força da vida nova do Ressuscitado.
Ao contemplarmos essa transformação espiritual, concebida não só como realidade interior, mas também como expressão exterior, que afeta toda a comunidade, nossos corações louvam e agradecem a Deus. Inverte-se a ordem. A iniciativa é do Pai, que, em seu Filho, veio a nós para nos procurar e nos encontrar. Pasmos, ousamos dizer: a expectativa é de Deus, que se coloca no aguardo de nossa resposta à sua graça e ao seu amor. Exclama S. Agostinho: “Cada um se examine e dê graças ao doador de todo o bem. Rende-lhe graças, sem deixar de suplicar o que ainda não lhe foi outorgado. Nós nos enriquecemos recebendo, Ele não se empobrece dando”.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro