Reflexão do Evangelho do dia 31 de Janeiro de 2013


Quinta-feira - 31 de janeiro
Mc 4, 21-25: Como receber e transmitir a mensagem de Jesus
           
            O Senhor utiliza a imagem da luz e da lâmpada para nos instruir como receber e transmitir a mensagem do Reino de Deus. A imagem da lâmpada é bastante familiar não só ao Precursor, mas também a Jesus, que permanece oculto, sob a humildade de sua “carne” e de sua Palavra. Não se pode esquecer que no mundo antigo, a lâmpada tinha uma função muito importante, muito mais do que hoje. Os judeus também referiam-se à “luz” para exprimir a beleza interior, a verdade e a bondade de Deus. “Em sua luz vemos a luz”; “Sua palavra é a lâmpada que guia nossos passos”, proclamam os salmos.
            De fato, em sua benevolência, Jesus ilumina as trevas de nossa vida, enche-nos com a luz espiritual, trazendo-nos alegria e paz. Assim, a sua luz brilha nos corações dos que crêem, tornando-os capazes de contemplar a realidade divina do Reino de Deus. S. Sofrônio escreve: “Levamos em nossas mãos círios acesos para significar a luz eterna daquele que vem a nós. De nossa alma afastam-se as terríveis trevas e somos iluminados com o resplendor de Cristo”. Mas quem acolhe a luz divina comunica-a aos demais; o iluminado deve iluminar. “Por acaso se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma cama?” Diante de tais palavras do Senhor, Clemente de Alexandria lança a pergunta: “Para que serve uma sabedoria que não torna sábio a quem é capaz de entendê-la?”
            O Senhor chama-nos “luz do mundo”, tendo em vista, comenta Tertuliano, “o bem presente em nós”, concedido pelo próprio Deus, graças à leitura e à meditação da Palavra. Por isso, exorta S. Agostinho: “Sejamos dispensadores e não usurpadores”, pois recebemos para dar e não para reter. Desejada e amada por nós, a Palavra nos envolve e torna-nos transmissores da mensagem do Senhor. Unimo-nos a ele e nele estabelecemos nossa morada. Na real grandeza que nos é atribuída, o Senhor nos alerta: “Cuidai, portanto, do modo como ouvis, porque ao que tem, será dado; e ao que não tem, mesmo o que pensa ter, lhe será tirado”. Sua voz só é ouvida no silêncio do seu amor.  

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro