Reflexão do Evangelho do dia 11 de Abril de 2013


Quinta-feira – 11 de abril
Jo 3, 31-36: Aquele que vem do alto

          No relato bíblico, evidencia-se a diferença entre Jesus e os enviados “inferiores”, como João Batista, cujas palavras são humanas e limitadas à realidade terrena. Ao invés deles, Jesus fala com autoridade divina, pois ele vem do alto, de junto de Deus e está acima de todos. Acolher a sua Palavra é reconhecer ser ele a Verdade divina, a própria voz de Deus, dando testemunho “daquilo que viu”. A Epístola aos Hebreus proclama: “Ele é o resplendor da glória do Pai e a expressão do seu ser” (Hb 1,33). Mas, na vida terrena, sua glória só há de se manifestar no patíbulo da Cruz, “êxodo” pascal ou ascensão (analèpsis) para o Pai. Aliás, ao anunciar por três vezes a sua cruz, ele sempre a situa no quadro de seu retorno para o Pai.  
          Desde toda a eternidade, o Filho é confirmado pelo Pai, que lhe comunica sua própria essência. E o Filho, marcado pelo selo de autenticidade, o Espírito Santo, “em sua paixão de amor” (Orígenes), veio até nós para imprimir, naqueles que creem nele, o mesmo selo do Espírito divino. Grandeza de sua bondade, a sua vinda expressa a misericórdia divina, pois, no ardente desejo de nos elevar à filiação divina, ele nos toma em seus braços e nos insere no grande ritmo trinitário da criação e da recriação do homem. Pasmo diante do amor do Senhor, S. Máximo exclama: “Ó maravilha da amizade e da ternura divina para conosco, pois Cristo une no amor a realidade criada e incriada”. De fato, ao destruir o domínio do pecado, o Senhor abre-nos, de novo, a via da “deificação”, da participação na vida divina, sentido último da vida humana. Desde já, somos participantes dos bens eternos e herdeiros da glória futura.   
Uma nobreza singular nos reveste: somos capacitados a conduzir avante a obra de Deus e assegurar a realização do seu plano de amor, inscrito em nosso coração. Maravilhado, S. Gregório de Nissa salienta: “À natureza humana é ínsito o princípio de imortalidade, graças ao qual podemos, em meio às realidades terrenas, manter-nos no desejo da eternidade”. Muito a propósito, soam as palavras vigorosas e ao mesmo tempo cativantes do evangelista S. João: “Aquele que vem do alto está acima de todos; o que é da terra é terrestre fala sobre coisas da terra. Aquele que vem do céu dá testemunho do que viu e ouviu”.
A entrega total do Filho à vontade de amor do Pai é serena, levando-o a afrontar e a vencer na cruz as forças da inimizade e do mal. A cruz será o momento culminante da doação constante de sua vida ao Pai e de seu amor a toda a humanidade. E nós, “unidos a Jesus, caminhamos atraídos pela indizível glória celeste” (S. Agostinho), conscientes de que, nas alegrias e sofrimentos, no sucesso e na hora da morte, ressai, qual forte desígnio de amor, nosso itinerário para Deus.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro