Reflexão do Evangelho do dia 19 de Abril de 2013


Sexta-feira – 19 de abril
Jo 6, 52-59: Jesus, pão de vida eterna

As palavras de Jesus provocam reações as mais diversas. Uns as acolhem, outros as rejeitam ou delas se escandalizam. É justamente o que ocorre no Evangelho de hoje, quando Jesus afirma: “Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós”. Com sutileza, seus adversários colocam a questão: “Como este homem pode dar-nos a sua carne a comer?” À primeira vista, parece-nos que eles estariam expressando um ato de incredulidade. Existem também os que desejam conhecer melhor a mensagem de Jesus, como Nicodemos, que lhe pergunta: “Como pode um homem nascer uma segunda vez?” Ou a samaritana, que, à beira do poço de Jacó, admirada interroga: “Senhor, nem sequer tens uma vasilha e o poço é profundo; de onde, pois, tiras esta água viva?” Atitudes diferentes, mas todas elas deixando entrever certa objeção às palavras do Senhor. Bem diversa foi a atitude de Maria Santíssima. Ela não põe a questão de “poder”, mas reconhece que para Deus nada é impossível. Diante do anjo, ela não hesita, nem duvida, simplesmente interroga: “Como é que vai ser isso?”
Maria é modelo para os discípulos, convidados a se colocarem no horizonte da fé, porque só na fé eles serão capazes de reconhecer a presença real de Jesus na Eucaristia. Na Anunciação, ouve-se simplesmente o anjo dizer a Maria: “O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra”. Sua resposta é pronta, imediata: “Eis a serva do Senhor”. Também a Eucaristia é obra do Espírito Santo. Durante a celebração eucarística, no momento da consagração, o sacerdote impõe as mãos sobre o pão e o vinho e, na pessoa de Cristo, invoca o Espírito Santo. É ele quem realiza o milagre da transubstanciação. Escreve S. Justino: “Já não é pão ou vinho comum o que recebemos. Com efeito, do mesmo modo como Jesus Cristo, nosso Salvador, se fez homem pela Palavra de Deus e assumiu a carne e o sangue para a nossa salvação, também nos foi ensinado que o alimento sobre o qual foi pronunciada a ação de graças com as mesmas palavras de Cristo e, depois de transformado, nutre nossa carne e nosso sangue, é a própria carne e o sangue de Jesus que se encarnou”.
Eis o mistério da fé! Igualmente, só quem se abre ao Espírito divino e crê na vinda do Filho de Deus, nascido de Maria, irá reconhecer a presença única e extraordinária de Jesus no pão e no vinho. O sinal deste reconhecimento será a comunhão fraterna, pois o pão que desceu do céu, a Eucaristia, constrói a Igreja e fortalece a comunhão dos irmãos. Por isso, lembra S. Inácio de Antioquia: “Vós estais todos unidos, rompendo o mesmo pão que é remédio de imortalidade, antídoto para não mais morrer, mas para viver em Jesus Cristo para sempre. Então, uma só coisa importa: ser encontrado no Cristo Jesus, para a verdadeira vida”.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro