Reflexão do Evangelho de Mt 17, 22-27 - Segundo anúncio da paixão e tributo pago ao Templo - Segunda-feira 11 de Agosto

Reflexão do Evangelho de Mt 17, 22-27 - Segundo anúncio da paixão e tributo pago ao Templo
Segunda-feira 11 de Agosto

       O primeiro anúncio da Paixão deu-se após a confissão de Pedro em Cesareia. Na ocasião, Jesus confere a Pedro uma função de primeiro plano em sua Igreja: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Naquele momento, Pedro não tinha ainda compreendido a missão do Mestre em toda a sua extensão. Presos à imagem do Messias terreno, que iria restaurar o reino de Israel, os Apóstolos sentiam dificuldades em acolher o anúncio do seu sofrimento e de sua morte dolorosa. Desta vez, porém, eles já têm conhecimento dos ensinamentos de Jesus e da sua rejeição a todo poder terreno.   
Com efeito, o segundo anúncio deu-se após a Transfiguração de Jesus no monte Tabor, momento de glória e de intimidade com o Pai. “Lá diante deles, escreve S. Cirilo de Alexandria, Jesus se transfigurou, seu rosto resplandeceu como o sol. Mostrando-lhes a glória com a qual, no tempo devido, ele ressuscitaria dos mortos, prepara-os para que a hora da cruz e de sua morte não fosse ocasião de escândalo”. Mesmo assim, os Apóstolos não deixam de estranhar suas palavras, pois não tinham entendido bem a razão do seu sofrimento e que papel eles iriam desempenhar em tal acontecimento. A compreensão deles não foi imediata. Só mais tarde, graças ao Espírito Santo, eles irão compreender que foi justamente com a sua morte que o Filho de Deus se uniu profundamente a nós, identificando-se conosco na solidão da cruz e da morte. Então seus olhos interiores, maravilhados, irão reconhecer que o Deus eterno e imortal uniu-se com a imagem pecadora e mortal, para conduzi-la, pela ressurreição de Jesus, à sua restauração gloriosa.
Ao chegarem a Cafarnaum, eles são abordados pelos coletores dos impostos para a manutenção do Templo e do seu culto, que perguntam a Pedro: “O vosso mestre não paga o imposto?” O modo cauteloso com que perguntam é devido ao fato de os sacerdotes serem dispensados do pagamento. E eles conheciam a fama do seu concidadão. Após observar que os filhos do rei estão isentos, numa clara alusão ao fato de ser Ele o Filho de Deus, Jesus diz a Pedro para efetuar o pagamento, a fim de que eles não se escandalizassem ou alegassem estar Ele utilizando proventos da bolsa comum. Obedecendo-o, Pedro vai ao lago e encontra, na boca do peixe por ele pescado, a importância necessária para o pagamento.


Dom Fernando Antônio Figueiredo, o.f.m.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro