Reflexão do Evangelho de Lc 4, 38-44 - A cura da sogra de Pedro - Quarta-feira 03 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Lc 4, 38-44 - A cura da sogra de Pedro
Quarta-feira 03 de Setembro

       Logo no início de sua vida pública, Jesus costumava ir à casa de Simão, que vivia em Cafarnaum. Certa feita, vendo a sogra de Pedro doente, Jesus dela se aproxima e, tomando-a pela mão, Ele a levanta da cama. O fato de a febre passar imediatamente, graças ao toque de Jesus, faz com que São Jerônimo suplique: “Que o Senhor toque também nossa mão, para que sejam purificadas nossas obras, que Ele entre em nossa casa, para que nos levantemos para servir”. Ao entardecer, já curada, a sogra de Pedro servia-os.
Ao curar os doentes, Jesus nos convida a estender nossa mão àquele que está caído para levantá-lo e transmitir-lhe novo ânimo no encontro com a Palavra do Senhor. Façamos o mesmo com os que estão angustiados ou acorrentados às realidades materiais. A todos comuniquemos a Boa-Nova do Evangelho, pois mesmo caído, quem se deixa tocar pelo amor de Jesus vai se erguer e estará pronto a servir o pão da misericórdia e da bondade aos seus semelhantes.
Com a cura da sogra de Simão Pedro, a fama do Mestre correu de boca em boca e se espalhou por toda a região. Os vizinhos e habitantes da cidade “levaram-lhe todos os enfermos e possessos do demônio”, e Ele, impondo as mãos sobre cada um, os curava e os libertava dos espíritos imundos. Seu amor é inesgotável. Desse amor vem sua divina capacidade de atender às súplicas de todos e nos faz pensar nas palavras de São Máximo: “Quanto mais eficaz aquele que cura, tanto mais importuno se torna o sofredor”.
Ao raiar do dia, como era seu costume, Jesus saiu e foi para um lugar solitário, pondo-se em oração. Em vários momentos, nós o encontramos em oração durante horas e, até mesmo, ao longo de noites em claro, o que suscita em nós uma inquieta interrogação: podemos abandonar a oração? O exemplo de Jesus desperta a convicção de que só teremos uma relação pessoal com o Deus vivo se orarmos ou mantivermos com Ele, uma “conversação”, diz Evágrio. Santo Agostinho lembra-nos que a oração não tende a atrair Deus para nós, pois “Ele é mais íntimo a nós que nós a nós mesmos”, ela nos permite não apenas nos aproximarmos dele, mas sim tomarmos consciência da sua proximidade. Ressoam então as palavras de S. Macário: “Senhor tudo está em Ti, eu mesmo estou em Ti, acolhe-me!”


Dom Fernando Antônio Figueiredo, o.f.m.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro