Reflexão do Evangelho de Lc 10, 17-24 - Alegria dos Setenta e Dois - Sábado 04 de Outubro

Reflexão do Evangelho de Lc 10, 17-24 - Alegria dos Setenta e Dois
Sábado 04 de Outubro

       Jesus deixa claro que a verdadeira fonte de alegria é Deus, e só Deus. Em todas as circunstâncias, boas e más, instaura-se vitória do Reino de Deus sobre o império tirânico do “Príncipe deste mundo”. Ao voltarem da missão, os Apóstolos alegres exclamam: “Mesmo os demônios se nos submetem em teu nome”. Enviados pelo Senhor, jamais movidos por ambição pessoal, eles colocam-se a serviço de Deus, agindo em seu nome. Desse modo, eles já estão preparando o Retorno glorioso do Senhor e sua vitória final sobre os poderes do mal.
           A seguir, para que eles conservassem a humildade e a simplicidade, Jesus declara ser o Evangelho um dom revelado pelo Pai “não aos sábios e inteligentes”, mas sim “aos pequeninos”. A vocação de Davi e a de Jeremias, entre tantas outras, exemplificam a predileção de Deus pelos simples e humildes. A estes, o Filho dá a conhecer o Pai. O verbo conhecer exprime comunhão no pensar e no querer. Ao dizer: “Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”, Jesus exprime sua perfeita comunhão com o Pai. Sua filiação não é um simples título, é total e inefável intimidade de vida com o Pai. E é justamente nessa intimidade divina, do Pai e do Filho, que se encontram os simples e pequeninos. Porquanto, “os sábios, diz Clemente de Alexandria, confiando em sua inteligência, tornaram cegos seus próprios olhos”.
         Sua própria missão é um convite para abrirmos nosso coração para Ele, que se fez pobre por nós. Escreve S. Gregório de Nazianzo: “Senhor, suporta a pobreza de minha carne para que eu alcance os tesouros de tua divindade! Pois ele que tudo tem, de tudo se despoja. Por um breve tempo, despoja-se de sua glória para que eu possa participar de sua plenitude”. Eis a nossa alegria: em Cristo, fazemos parte da comunhão de vida com o Pai.   


Dom Fernando Antônio Figueiredo, o.f.m.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro