Reflexão do Evangelho de Lc 13, 31-35 - Herodes, uma raposa - Quinta-feira 30 de Outubro

Reflexão do Evangelho de Lc 13, 31-35 - Herodes, uma raposa
Quinta-feira 30 de Outubro
      
        Alguns fariseus aproximam-se de Jesus para avisá-lo que Herodes queria matá-lo. Destemidamente, Ele se opõe ao tirano e se mantém firme no curso de sua missão. Suas palavras assemelham-se a um apelo profético: “Ide dizer a esta raposa: Eis que eu expulso demônios e realizo curas hoje e amanhã e no terceiro dia vou terminar!” Ao denominá-lo raposa, Jesus sugere ser ele astuto e destrutivo, mas também falto de dignidade e de respeito. Apesar disso, sem temor, Ele continua o seu caminho na certeza da morte que o espera em Jerusalém. Adensavam-se ao seu redor a hostilidade e a incompreensão. A esse respeito, observa o evangelista São Lucas, Jesus reitera com clareza: “Devo seguir o meu caminho, pois não convém que um profeta pereça fora de Jerusalém”.
        Mas antes de entrar na cidade, contemplando-a, Jesus lamenta o descaso de seus adversários e declara, profeticamente: “Eis que a vossa casa ficará abandonada”. Presságio da cessação do culto no Templo, que ficaria deserto e, finalmente, destruído. Sua voz fica embargada de comoção e carinho ao exclamar: “Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos como a galinha recolhe os seus pintainhos debaixo das asas, mas não quiseste!” S. Cirilo de Alexandria, referindo-se aos “filhos” de Jerusalém, lembra que Jesus “lhes tinha mostrado quão esquecidos eles estavam dos dons de Deus. Mantiveram-se teimosos e indolentes perante tudo quanto poderia ter sido vantagem para eles”.  
        Jesus está consciente de tudo quanto se passa e o que ocorrerá com Ele. Assim ao dizer: “Hoje e amanhã e no terceiro dia”, Ele declara que a sua missão chegará ao término, num breve espaço de tempo. Aliás, o verbo terminar (teleioumai) sugere justamente o fato de a sua missão ter chegado, por ação divina (voz passiva), tanto à consumação quanto à perfeição. Cumprem-se nele as esperanças e as promessas do Pai, proclamadas pelo profeta Oseias (6,2) para o “terceiro dia”, dia de reconciliação com Deus, em que o pecado é reparado e a morte é abolida. Mas não só. É o dia em que uma nova vida, não de uma simples criatura, mas a vida eterna do próprio Criador é comunicada à criatura.
        No entanto, apesar de esforçar-se para anunciar ao povo de Jerusalém a mensagem da salvação, este não o ouve e recusa recebê-lo. A história do amor inefável de Deus e da resistência do homem a Deus atinge o seu auge. A casa, aquela casa, que era o Templo de Deus, “ficará abandonada”. Mas um raio de esperança brilha no horizonte: “Sim, eu vos digo, não me vereis até o dia em que direis: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor!’


Dom Fernando Antônio Figueiredo, o.f.m.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro