Reflexão do Evangelho - Sexta-feira 12 de Dezembro

Reflexão do Evangelho
Lc 1,39-47 - Visitação de Nossa Senhora (Nossa Senhora de Guadalupe)
Sexta-feira 12 de Dezembro

Nesta passagem do Evangelho, ao iniciar o relato com a expressão “naqueles dias”, S. Lucas designa os acontecimentos primordiais, e remete seus leitores às origens da fé. A prontidão, disposição constante de Maria, é manifestada no fato de ela ir imediatamente à casa de Isabel para servi-la. O que leva S. Bento a dizer: “Maria vai no passo alegre da obediência e na agilidade do temor de Deus”. E S. Ambrósio por sua vez escreve: “Maria é movida pela alegria de servir, levada pela piedade em cumprir seu dever de parente e pela pressa do júbilo. Repleta de Deus, como não alcançaria vivamente os cumes da caridade? O dom do Espírito Santo ignora toda demora!”
       Maria parte com a prontidão da caridade. Ao vê-la, os olhos interiores de Isabel se abrem e ela vislumbra uma luz que ninguém poderá obscurecer. Em seu seio, a criança estremece e “Isabel ficou cheia do Espírito Santo”. Grandeza inefável, o filho João é santificado! Mais tarde, o místico alexandrino, Orígenes proclama: “A voz da saudação de Maria, que chega aos ouvidos de Isabel, plenifica João com o Espírito Santo, ele estremece e a mãe se torna como que a boca do filho. Profetizando, ela exclama: ‘Tu és bendita entre as mulheres, e o fruto de teu ventre é bendito’”.
Maria é portadora de Jesus, também do Espírito Santo, tanto na Visitação, quanto em Pentecostes. Ela age por caridade e nos indica uma regra de vida. Pois é preciso notar que neste episódio é o superior que vem ao inferior para ajudá-lo: Maria vem a Isabel, Cristo a João. Anos  mais tarde, o Senhor irá ao batismo de João para santificá-lo. Mas já agora, no seio materno, Jesus se revela Pessoa em comunhão, pois a humanidade, como a de João Batista, colocada em contato com “o fogo” da divindade, é purificada e santificada.
       Em previsão de ser a mãe do Filho de Deus, Maria é concebida sem pecado, é a Imaculada Conceição, e, desde a Anunciação, ela é repleta do Espírito Santo, conforme as palavras do anjo enviado por Deus: “A sombra do Altíssimo te cobrirá”. Em Pentecostes, aos Apóstolos, também a nós, é concedido o Espírito divino, que nos comunica a verdade do Evangelho e nos permite ser presença de Jesus. Então reconhecemos que em Maria se realiza a esperança que palpita em nossos corações, e a sua voz silenciosa e humilde, provinda da glória do Pai, nos revela: A busca do inapreensível concretizou-se no amor daquele que em mim se encarnou, acolhei-o!  Eis a mãe do Filho do Altíssimo, que nos aguarda junto a Ele, na eterna felicidade da comunhão trinitária.  


Dom Fernando Antônio Figueiredo, o.f.m.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro