Reflexão do Evangelho - Quinta-feira 08 de Janeiro

Reflexão do Evangelho
Lc 4, 14-22 - Jesus em Nazaré
Quinta-feira 08 de Janeiro
      
       Ao longo de sua missão, Jesus anuncia o reino da Verdade, em contraposição ao reino da ilusão, da falsidade e da mentira. Sua ação redentora e santificadora corresponde ao fato de Ele dar testemunho da Verdade e o ato de fé dos que o seguem supõe, por sua vez, buscar e viver a sua mensagem, e, por conseguinte, dar testemunho da Verdade. Daí, a grande importância dada nos Evangelhos ao verbo escutar (akouein), visto como caminho seguro para se chegar à fé: “Quem ouve a minha palavra e crê em quem me enviou, tem vida eterna e não é submetido a julgamento, mas passou da morte à vida” (Jo 5,24).
       A falta de fé equivale a não escutar a palavra de Jesus e constitui um obstáculo para obter a saúde do corpo e da alma. É o que os discípulos irão constatar justamente quando Jesus, depois de certo tempo distante de sua “pátria”, resolve voltar a Nazaré, onde tinha sido criado. Num dia de sábado, Ele encontra-se na sinagoga da cidade. A curiosidade era grande. Muitos tinham ouvido falar a respeito dos seus ensinamentos e dos milagres que tinha realizado. No momento da leitura da Bíblia, como era costume, eles colocam o rolo de papiro diante do visitante. Jesus lê justamente um trecho do profeta Isaías:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor”.

         Após a leitura, como percebesse que os ouvintes não estavam interiormente atentos às palavras proclamadas, querendo levá-los à conversão, diz-lhes: “Hoje, realizou-se essa Escritura que acabastes de ouvir”. Cochicho, censuras, alguns murmuravam dizendo: como pode este jovem se arvorar em rabino, sem ter-se preparado para isso! Outros encolhiam os ombros e segredavam: “Não é o filho de Maria?” Surpreso com a dureza de seus corações, Jesus exclama: “Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”.  E para maior indignação dos seus conterrâneos, Ele passa a se referir aos gentios que demonstram ter mais fé em Deus do que os escolhidos de Israel. O profeta Elias, diz ele, foi enviado a uma viúva, em Sarepta, na região da Sidônia, enquanto tantas outras viúvas viviam em Israel e, no tempo do profeta Eliseu, “havia muitos leprosos em Israel, todavia, nenhum deles foi curado, a não ser o sírio Naamã”. A revolta é grande, pois eles consideravam os estrangeiros como pessoas distantes de Deus, excluídas da Aliança divina. Enfurecidos, ergueram-se contra Jesus.
Sem se intimidar, Ele os declara cegos à misericórdia divina, surdos ao seu plano redentor, incapazes de compreender as palavras do profeta Isaías. Diante dessa reação, Jesus não realiza milagres, “para não pensarmos, diz S. Ambrósio, que Ele fosse constrangido pelo amor à pátria. Na realidade, aquele que amava todos os homens não podia deixar de amar os seus concidadãos, mas eles mesmos, comportando-se de modo invejoso, renunciaram o amor à pátria”. Doravante, como escreve S. Cirilo de Alexandria, “Jesus irá se reportar aos pagãos, que o acolherão e serão curados da sua lepra”.   


Dom Fernando Antônio Figueiredo, o.f.m.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro