Reflexão do Evangelho - Segunda-feira 30 de Março

Reflexão do Evangelho
Jo 12, 1-11 - A unção de Betânia
Segunda-feira 30 de Março

       Pasmos, os convivas veem uma mulher que, durante a refeição, aproxima-se de Jesus e lava os seus pés com um precioso perfume. O fato de ungir os pés e a cabeça de um convidado era prova de respeito, muito frequente naquela época. Seu gesto, porém, é recriminado, principalmente, por Judas Iscariotes, caracterizado como traidor e como aquele que, sob o véu da piedade e do fingido zelo pelos pobres, esconde a intenção de desviar para si o que era destinado aos pobres.
Nada é alheio ao Senhor. Ele não rejeita, nem condena aquela mulher, dizendo aos presentes “Deixa-a; para me ungir no dia de meu sepultamento é que o guardou!”. O gesto da mulher traz à memória o amor gratuito dos pobres, que generosamente se doam, e o valor absoluto do amor a Deus. A pobreza e seus problemas não são enfrentados com a lógica de Judas, bolsa cheia, mas com a lógica do Evangelho, amor gratuito e generoso. Aliás, citando o Deuteronômio (15, 9-11), Jesus preceitua esta generosidade, presente nos Evangelhos de Mateus e Marcos, o que leva S. Cirilo de Alexandria a dizer: “Marta serve, Maria derrama o perfume: assim, pelas duas, efetiva-se o amor total”.
Maria “tomou uma libra de um perfume de puro nardo”. O termo grego “pistikós”, traduzido por “puro”, é relacionado pelo evangelista S. João à palavra “pístis” (fé) para acentuar que, aos olhos de Jesus, o que conta é a fé testemunhada. Por isso, o venerável Beda recorda que “os fiéis são também denominados nardos porque compartilham, por meio da fé, dessa unção custosa e pura, e, por suas palavras e atos, rescendem o odor do perfume em toda a Igreja”.
A unção de Betânia reflete a iminência da partida de Jesus e o apreço e o carinho por Ele. Mas o Evangelho de S. João também ressalta, de modo particular, a mensagem profética, simbolizada pelo vaso de alabastro rompido, perfumando o ambiente e prefigurando o perfume divino da fé, que se difundirá por todo o mundo, graças ao exemplo e às palavras dos discípulos. O próprio Senhor proclama: “O que fez esta mulher, será anunciado no mundo inteiro”, pois o que se refere à realidade do mistério de Cristo ultrapassa toda palavra e todo gesto humano.  Então, uma súplica desponta espontaneamente do nosso coração: Que o perfume da fé se difunda e penetre os corações dos que acolhem o divino Mestre, levando-os a se curvarem para lavar os pés uns dos outros.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro