Reflexão do Evangelho - Sábado 30 de Maio

Reflexão do Evangelho
Mc 11, 27-33 - Questões sobre a autoridade de Jesus
Sábado 30 de Maio
      
       De cidade em cidade, Jesus passa ensinando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Ele percorre a Galileia trazendo esperança à população simples e carente. Ela o aclamava e o seguia. Em Jerusalém, ele não se cala, nem se intimida diante dos doutores e sacerdotes, que não o veem com bons olhos. Também aí, ele ensina e as multidões aglomeram-se para ouvi-lo. Uma delegação do Sinédrio, supremo conselho do povo judeu, constituído por sacerdotes e escribas, aproxima-se dele para interrogá-lo: “Com que autoridade fazes estas coisas?” Quem lhe teria outorgado o poder de ensinar?
À diferença dos greco-romanos, que consideravam o poder como algo obtido e consolidado pela força, Israel o vê como dom concedido por Deus em vista de uma missão ou do exercício de uma tarefa em benefício do povo. Colocando-os nesse contexto, Jesus remete-os a João Batista e, à maneira rabínica de discutir, responde com outra pergunta: “O batismo de João era do Céu ou dos homens?” Os escribas e sacerdotes ficam pasmos, pois o povo tinha João Batista como um profeta. A mesma conclusão caberia a Jesus, cuja autoridade se expressa na força profética de seus ensinamentos, no perdão dos pecados e na ordem dada aos demônios.  
Nesse sentido, observa S. Agostinho: “Assalta-os o temor de eles serem apedrejados pelo povo, que considerava João Batista um profeta. Outro temor ainda maior os invade: o de confessar a verdade. Por isso, eles respondem com falsidade: ‘Não sabemos’”. Jesus não contesta, deixando-os ainda mais perplexos: Se João tinha autoridade, quanto mais Ele! Sua autoridade repousa, sobretudo, em seus ensinamentos, porque se milagres acontecem, não são eles o essencial de sua missão. De fato, a multidão, que o acompanha, reconhecendo seu amor misericordioso, sua generosidade e o coração compassivo diante do sofrimento e das dores de cada pessoa, crê em suas palavras. Ela se sente amada e o considera um enviado de Deus, que age e fala por Ele.

Seus adversários não o compreendem, particularmente, como destaca S. Beda, “por duas razões. Os que o procuram, por serem incapazes de entender o que buscam ou porque são indignos de se abrirem à sua palavra, minados pelo ódio ou pelo desprezo à verdade”. Após dizerem “não sabemos”, os sacerdotes e escribas se calam, pois, em sua autossuficiência, eles não são capazes de conceber nem a humildade e tampouco o amor desinteressado, o que leva Tertuliano a dizer que “eles não conseguiam dar uma resposta consistente, pois não eram capazes de entender nem crer”.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro