Reflexão do Evangelho - Terça-feira 12 de Maio

Reflexão do Evangelho
Jo 16, 5-11- A vinda do Espírito Santo
Terça-feira 12 de Maio
      
       Pelos caminhos da Galileia e da Judeia, os Apóstolos acompanham Jesus e se sentem unidos a Ele: “A vida, a alegria, a festa deles é Cristo, luz da luz do Pai” (Isaac de Nínive). Mas agora, as palavras de Jesus tinham o sabor de uma despedida. A tristeza apoderou-se dos Apóstolos. Se até aquele momento, Ele falava em nome de todos, chegou a hora de Ele partir e serão os Apóstolos que terão de testemunhar e de falar em seu nome. Mas eles não estarão sós e desamparados. O Espírito presente em Jesus, impulsionando-o a realizar a sua missão, será enviado aos Apóstolos que, iluminados interiormente, compreenderão o sentido de sua obra e irão anunciar a todos o Evangelho da salvação. A ida do Senhor corresponde à vinda do Espírito, que os capacita a testemunhar autenticamente a revelação de Deus.    
       A missão de Jesus chegou ao seu termo; um longo caminho será percorrido pelos seus seguidores, que acolhem a Palavra de Deus e hão de proclamá-la a todos os povos. Para guiá-los e protegê-los, eles contam com a presença do Espírito Santo, que os conduz “à verdade toda inteira”. Isso não significa que a obra do Espírito acrescente novas palavras às que foram pronunciadas por Jesus; o Espirito apenas os introduz na verdade dessas palavras, “verdadeiro dom de Deus”, declara Orígenes. S. Cirilo de Alexandria comenta que “enquanto Jesus vivia corporalmente com seus discípulos, Ele se revelava como dispensador de todos os bens; mas quando chegou a hora de regressar ao Pai celestial, Ele continua presente entre eles, mediante o Espírito Santo. Os Apóstolos, permanecendo homens, tornam-se filhos de Deus e habitantes do céu, partícipes da natureza divina”.

       O Espírito divino não só intervém naquele que fala, mas ele age também naquele que recebe a Palavra. Daí que as perspectivas do pregador e do ouvinte se cruzam e interpenetram, adquirem sua plena dimensão: a autenticidade da palavra é garantida e o seu conteúdo espiritual se torna experiência de vida. Pela fé, ambos :O são marcados com o selo do Espírito Santo, isto é, “com a imagem de Cristo”, no dizer de S. Cirilo de Alexandria. Então espiritualmente, compreendemos que, ligados à geração eterna da Palavra, que se encarnou e se tornou um de nós em Jesus Cristo, vivemos “um nascimento contínuo”. Segundo um autor antigo, eu posso dizer: “Porque amo o Filho, eu me tornarei o filho; e aderir a Ele, que não mais morre, é tornar-me imortal”.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro