Reflexão do Evangelho - Sexta-feira 05 de Junho

Reflexão do Evangelho
Mc 12, 35-37 - Jesus filho e Senhor de Davi
Sexta-feira 05 de Junho
      
       No tempo de Jesus, o título “Filho de Davi” era empregado para designar o Messias. Título conferido a Jesus pelos cegos e os que eram curados por Ele. Em sua entrada triunfante em Jerusalém, a própria multidão o aclamará: “Hosana ao Filho de Davi”. Por detrás de tal saudação, subjaz a ideia do messianismo temporal, que para seus contemporâneos expressava as esperanças de libertação nacional. Jesus os desencoraja. Nesse sentido, as primeiras gerações cristãs, sem negar que Ele é o “Filho de Davi”, irão dizer que Ele é “da descendência de Davi, segundo a carne”, mas, imediatamente, acrescentam que Ele é, sobretudo, “o Filho de Deus”. 
       O messianismo judaico não é negado. Jesus não se opõe à afirmação de que o Messias seria da descendência de Davi, mas, ao citar o salmo 110, ele conduz os ouvintes a reconhecê-lo como “Senhor e Salvador, o Filho de Deus”. De modo simples e espontâneo, Ele reconhece Deus como Pai e de uma maneira única, jamais sonhada por alguém, Ele se considera Filho de Deus por antonomásia. Aliás, a  profissão de João Batista já atestava a sua preexistência: “Depois de mim, vem um homem que passou adiante de mim, porque existia antes de mim” .
No Evangelho, evidencia-se a paternidade de Deus na revelação de seu Filho eterno, chamado por Davi de seu Senhor e seu Deus. “Jesus se refere a esse fato, destaca S. Hilário de Poitiers, para que o escriba, que acreditava ser ele o Messias, só segundo a carne e pelo nascimento de Maria, descendente de Davi, se lembrasse de que, segundo o Espírito, Ele era Senhor de Davi”.

Por sua vez S. Agostinho observa que, nesta passagem, “Jesus fala aos seus seguidores quem é Ele. Nascido de uma mulher, Ele é Deus e Senhor do céu e da terra. Criador de Maria, dela Ele recebeu o seu ser. Ninguém há de se admirar que Ele sendo Senhor, seja também Filho de Maria, como o é de Davi, segundo a carne. Mas Ele não deixa de ser, igualmente, o Senhor de Davi, como assegura o próprio Davi: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: Senta-te à minha direita’. Jesus, o  Messias, é Deus, ‘Senhor de Davi’ e é homem, ‘filho de Davi’”. Nas Odes de Salomão lemos: “Seu amor por mim humilhou a sua grandeza – Se fez semelhante a mim para que eu o receba – Se fez semelhante a mim para que eu dele me revista – Não tenho medo ao vê-lo – Porque Ele é para mim misericórdia” (n.7). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro