Reflexão do Evangelho de Sexta-feira10 de julho

Reflexão do Evangelho de Sexta-feira 10 de julho
Mt 10, 16-23 - Os missionários serão perseguidos

         Os discípulos não deveriam alimentar ilusões: a missão que Jesus lhes confiava teria momentos de alegria e de convivência com aqueles que acolheriam a sua mensagem, mas também momentos de perseguição e de ódio por causa do seu nome. Na realidade, por proclamarem a mesma mensagem que Ele, com palavras e ações, eles deveriam estar preparados para receber igual reação dos seus inimigos. Ao contrário do bem, o mal não deixa de ser violento. Daí suas palavras de alerta: “Eis que vos envio como ovelhas entre lobos”.    
         Certamente, até os discípulos mais corajosos tremeram diante das palavras do Mestre. Mas para consolá-los, Jesus assegura-lhes que não os abandonará. E não só. Ele lhes enviará o Espírito Santo, que haverá de sugerir-lhes o que devem dizer em sua defesa. Em outras palavras, é necessário não se preocupar, mas sim permanecer sereno e pronto para afrontar o juízo com resolução, na certeza de que o testemunho dado clamará em favor deles diante do tribunal de Deus.
Os Apóstolos começam então a compreender que as palavras do Mestre não são dirigidas apenas a eles, mas a todos os seus seguidores, de todos os tempos, chamados não simplesmente a imitá-lo, mas a interiorizá-lo. Ser seu seguidor significa então revestir-se do homem novo, novo pelo fato de não ser mais só, mas ser, no coração de sua transformação, um “homem revestido de Cristo”, mais exatamente, um prolongamento de sua Encarnação.

No dizer de S. Ambrósio, “as palavras de Cristo chegam a nós, tornando-nos partícipes da vida ditosa, da vida feliz, depois da vitória. De fato, terminado o combate, gozaremos da vida na qual a lei da carne não se opõe à lei do espírito”. Desde então, seremos uma imensa reserva moral de silêncio e de paz, e estaremos refletindo a imagem de Cristo, que é imagem perfeita do Pai. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro