Reflexão do Evangelho de quinta-feira 12 de novembro



Reflexão do Evangelho de quinta-feira 12 de novembro
Lc 17, 20-25 - A vinda do Reino de Deus
      
       Ao dizer que o Reino de Deus está próximo, Jesus provoca a curiosidade dos fariseus. Um deles, movido pela expectativa de uma manifestação divina decisiva, pergunta-lhe: “Quando ele virá”? Outros, porém, diante dos ensinamentos de Jesus sobre a tolerância, o amor aos inimigos e a acolhida aos pecadores, alimentavam muitas dúvidas a respeito de suas palavras.
Compreendendo-os e não querendo deixá-los com ideias equivocadas, Jesus aborda a questão sob dois aspectos, o tempo e o modo como se dará sua segunda vinda ou a instauração definitiva do Reino de Deus. Primeiramente, Ele esclarece que muitos procurarão sinais, mas em vão, pois ela não será precedida por sinais nitidamente constatáveis. Nesse sentido, voltando-se para os discípulos, alerta-os de não se deixarem enganar diante dos fortes rumores existentes, que apregoavam estar o Reino “aqui ou ali”. O Reino não ocupa um espaço delimitado; ele é, antes de tudo, um acontecimento, a “irrupção repentina” do dom de Deus na história humana. Os indícios e os cálculos são, certamente, falhos, porque, em seu caráter espiritual e escatológico, o Reino já está presente aqui e agora, conforme fora anunciado por João Batista, antecipando o que há de vir, e que se manifestará um dia, o Dia da eternidade.
       E para que suas palavras fossem compreendidas, Ele traça um paralelo entre o relâmpago, luz intensa e rápida, e o “dia do Senhor”, sua vinda gloriosa. Assim como o relâmpago dispensa a necessidade de um sinal diverso e especial para indicar a sua presença ou o seu poder, da mesma maneira, o “dia do Senhor” irromperá sem necessitar de outro sinal. Comenta S. Cirilo de Alexandria: “Ele aparecerá na majestade do Pai, em companhia dos anjos, que o rodeiam, e se colocará diante de nós como Deus e Senhor”.
 Portanto, as sementes do Reino, que há de vir, já medram em nossos corações, qual força que nos configura a Jesus, trazendo, no dizer de S. Gregório de Nissa, “felicidade às nossas almas, pois o Reino é imagem, penhor e sinal da felicidade eterna, da qual gozarão as almas dos santos na eternidade”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro