Reflexão do Evangelho de domingo 01 de maio



Reflexão do Evangelho de domingo 01 de maio
Jo 14,23-29: Quando vier o Espírito Santo


       Na noite da refeição pascal, reunido com os Apóstolos, Jesus fala do Espírito que Ele enviará de junto do Pai: o Espírito da Verdade, que os consolará e os fortalecerá, pois os seus seguidores, como Ele, irão passar pelo batismo do sofrimento e serem perseguidos. Se até aquele instante, o Espírito estava junto deles, após a sua partida, Ele virá aos seus corações para iluminá-los e revigorá-los no testemunho que eles darão diante dos tribunais do “mundo”. Nada deverá desanimá-los. Diz Jesus: “Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, vos conduzirá na verdade plena”, pois Ele não virá para revelar a si próprio, mas para revelar o Filho de Deus, no qual tudo foi criado e em quem se dá a “recapitulação” de todas as coisas: Ele é o fim último e verdadeiro da criação.   
       Os antigos valorizavam o testemunho dado em favor de quem apresentasse uma mensagem. Assim, Moisés só é acolhido pelos israelitas por ter sido designado por Deus e agraciado por Ele através de manifestações e revelações. Da mesma forma, a autoridade dos Apóstolos se baseia no fato de eles terem sido credenciados e escolhidos por Jesus para serem seus porta-vozes, e pelo poder do Espírito Santo, que neles se manifesta.
Por isso, vendo os Apóstolos tristes ante a sua iminente partida, o Mestre não os repreende, simplesmente lhes diz: “É bom para vós que eu vá, pois se eu não for o Paráclito não virá a vós”. Num primeiro instante, eles não o compreendem; só, mais tarde, eles irão reconhecer que a ida de Jesus para junto do Pai correspondia à vinda do Espírito divino, que perpetuaria a comunhão deles com o Cristo glorificado. Então, o que eles contemplaram no monte Tabor, a transfiguração de Jesus, irá se realizar, pelo Espírito Santo, na vida dos que creem no Filho de Deus.
       Firmados na fé e guiados pelo Espírito da Verdade, os discípulos tornam-se testemunhas de Jesus e do Evangelho, vivendo numa comunidade “nova”, sob o signo da liberdade no amor e na misericórdia. S. Agostinho reconhece que “o testemunho apostólico para ser ‘fiel e verdadeiro’ deve estar duplamente fundado: no ensinamento de Jesus, seguindo-o fielmente, como também na firmeza e na luz do Espírito Santo”.
Ao final, despedindo-se, Jesus deseja a paz, apelo aos Apóstolos, para que se coloquem a caminho da Terra Prometida, pois sua paz, shallom, não é uma mera fórmula, é um dom, que superando a paz que o mundo oferece, constitui, com o amor e a alegria, um dos primeiros frutos do Espírito Santo. A sua paz permanecerá no coração dos que o seguem, pois resulta de um amor, não apenas criador, mas salvador, melhor, recriador, porquanto renova a vida do pecador e confere a todos uma nova esperança: eis a boa nova do Reino de Deus anunciado e, na generosidade de Jesus, introduzido na vida de seus discípulos.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro