Saudação de Natal



 A todos, minha saudação fraterna e amiga!  


         Natal! Recordo-me de São Francisco de Assis, que desejava ardentemente reviver o mistério do nascimento de Jesus.

Lá vai ele à pequena cidade de Greccio para se encontrar com seu amigo João. Pede-lhe algo surpreendente: que ele reproduzisse o ambiente do pequeno estábulo de Belém, onde Jesus tinha nascido. Diz-lhe: “Quero lembrar do Menino que nasceu em Belém, os apertos que passou e ver, com os próprios olhos, como ele ficou, reclinado no presépio, em cima da palha, entre o boi e o jumentinho”.

Eis que nasce o primeiro presépio!

Os sinos tocam, as pessoas da vizinhança se unem aos frades e com tochas iluminam a noite. De pé, ao lado  do presépio, Francisco canta o Evangelho; os frades entoam hinos e louvores, anunciando as maravilhas do Menino, o Messias, o Filho muito amado do Pai celestial, que, sendo Deus, eternamente Deus, nasceu da Virgem Maria.

A emoção invade o coração de todos. Em uníssono, eles cantam: “Alegrai-vos, nasceu-vos o Salvador!”  Os olhos de Francisco, úmidos, passeavam pelos fiéis. Com sorrisos de paz, consolava os que lá estavam. Na manjedoura, de braços abertos, a criança acolhe a todos.  Ninguém Lhe era estranho. Afastam-se as trevas do ódio e da injustiça; a misericórdia e a bondade os envolvem.

Francisco louva o Senhor. Dos seus lábios brota uma oração: “Grande e magnífico Deus, meu Senhor Jesus Cristo, iluminai o meu espírito, dissipai as trevas da minha alma, dai-me uma fé íntegra, uma esperança firme e uma caridade perfeita. Meu Senhor e meu Deus, meu Deus e meu tudo!”.

Estimados amigos, que o Espírito Santo, fonte de paz e de esperança, e as bênçãos do Senhor Jesus permaneçam sempre presentes em sua vida e na vida de sua família. Abençoado Natal e um ano novo na paz e no amor do Senhor!

 Paz e Bem!

+Dom Fernando Antônio Figueiredo, ofm.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro