Reflexão do Evangelho - Abençoado Natal!


Reflexão do Evangelho
Abençoado Natal!

Alegrem-se os céus, rejubile a terra!” (Sl 95,11). Nasceu-nos, da Virgem Maria, o Messias, o Filho muito amado do Pai celestial, que, sem deixar de ser Deus, se tornou verdadeiramente homem.
Em seu amor infinito, Deus se dignou escolher uma família, humilde, trabalhadora, piedosa, de uma região simples, afastada dos agitados caminhos da história: o pequeno vilarejo de Nazaré. Lá, no carinho e no amor de uma família, certamente, deslumbrado com as montanhas azuis, as belas colinas e os campos cultivados dos arredores, viveu Jesus a maior parte de sua vida. .
Com incrível alegria, S. Francisco de Assis celebra o Natal do Menino Jesus. Três anos antes de sua morte, no povoado de Greccio, pede a um homem chamado João, que lhe tinha grande amizade, para preparar a celebração do Nascimento de Jesus. Dizia-lhe: “Quero lembrar do Menino que nasceu em Belém, os apertos que passou e ver, com os próprios olhos, como Ele ficou, posto no presépio, em cima da palha, entre o boi e o burro”.
Eis o primeiro presépio!
Os sinos tangem! Em ambiente de festa, de pé, junto ao estábulo, Francisco de Assis proclama o Evangelho. Logo após, consola os aflitos, comunica esperança aos desalentados e alimenta a caridade e a doçura, no coração de cada um, irrepetível e único em sua individualidade.
      Mais do que uma manifestação do Absoluto na história, em toda sua singeleza, o presépio proclama que o Menino de Belém é o Filho de Deus, presente em nossa vida, coexistindo conosco. Não é uma mensagem particular, para um momento determinado da história; é o desvelamento do amor de um Deus, que se constitui para nós sentido de vida e plena realização.
         De braços abertos, a Criança abraça a todos: ninguém Lhe é estranho.
As trevas do ódio e da injustiça são esconjuradas da alma; a misericórdia e o amor tornam-se uma presença na vida de todos; é a perpétua epifania de Deus no coração dos “homens de boa vontade”.
Qual prelúdio da Ressurreição, as trevas se dissipam e a brilhante luz da esperança resplandece na história humana!

Feliz e abençoado Natal, para você e seus familiares!



+ Dom Fernando Antônio Figueiredo, ofm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro