N A T A L – 2017





N A T A L – 2017


                 
       Na pequena cidade de Nazaré, uma jovem, de nome Maria, estava em oração, quando lhe aparece o Arcanjo Gabriel, que anuncia ter sido ela escolhida para ser habitáculo do Filho de Deus. Manifestação da magnanimidade misericordiosa do Pai, junto a Quem, diz o anjo a Maria: “Tu encontraste graça”. A filha de Sião do fim dos tempos, a cheia de graça, sobre quem desce a sombra do Espírito Santo, torna-se Mãe da Pessoa do Primogênito, Jesus.  
De Maria, nasce Um dentre nós, capaz de nos englobar em todas as nossas possibilidades, sem excluir nada, a não ser o pecado. Por isso, não é ousado declarar que Jesus só podia fazer-se homem nascendo da Virgem Maria, herdeira da História da Salvação. Maravilha! Mesmo que não houvesse o pecado original, o Filho eterno de Deus se encarnaria como coroa da criação, e a ofereceria ao Pai, no Amor do Espírito Santo.
“Alegrem-se os céus, rejubile a terra! ” (Sl 95,11). O nascido da Virgem Maria, o Messias, é o Filho muito amado do Pai celestial, que, sem deixar de ser Deus, se tornou verdadeiramente homem. Nele, cada um de nós, em harmonia com todos os demais seres humanos, é capacitado a caminhar, em sua individualidade única e irrepetível, em direção a Deus, sem qualquer perturbação de sua dignidade.
Natal é Deus que vem a nós; um Deus que assume a nossa natureza e, sem aboli-la, a orienta para sua realização plena. Natal é o Filho de Deus que se fez carne; alegremo-nos, pois as trevas do pecado se dissipam e o mundo é iluminado pela brilhante luz da esperança, prelúdio da Ressurreição!


Que a luz divina ilumine a sua vida e a de seus familiares! Feliz e abençoado Natal! Um novo Ano em que a verdade, presente em cada pessoa, corretamente entendida, conduza todos os povos à adequada realidade humana da paz, da justiça e da fraternidade!  



Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro