Reflexão do Evangelho – Domingo, 28 de janeiro



Reflexão do Evangelho – Domingo, 28 de janeiro
Mc 1,21-28 - Jesus em Cafarnaum e a cura de um endemoninhado


Em sua peregrinação, Jesus e os Apóstolos iam a Cafarnaum, mais do que a outras cidades. Ao contrário de João Batista, Jesus mantinha contato com as pessoas, indo de cidade em cidade, e quando estava em Cafarnaum, permanecia na casa de Simão Pedro ou de André, seu irmão. No sábado, eles iam à sinagoga, lugar de encontro da comunidade, para as orações e as leituras dos textos bíblicos. Por ocasião da instrução, a fim de transmitir à assembleia uma palavra de esperança e de consolo, o chefe da sinagoga convidava, conforme costume antigo, um dos membros visitantes para administrá-la.
Assim, Jesus teve a oportunidade de realizar em Cafarnaum suas primeiras curas, como também de falar muitas vezes à comunidade. Com uma peculiaridade: suas palavras de poder e de sabedoria iam ao coração dos ouvintes. Mestre qualificado, Homem do recolhimento interior, Ele se dirigia às pessoas, uma por uma, comunicava-se com elas, indicava orientações para seu agir, e as exortava com firmeza e lucidez, sem fanatismo e tons patéticos.  
Cafarnaum tornou-se, deveras, um campo (Caphar) de consolação (Naum) para seus habitantes, que “se extasiavam com os seus ensinamentos, porque Ele ensinava com autoridade e não como os escribas” (v.22). O modo franco e transparente de falar, a liberdade com que interpretava a Lei e os profetas, criava ao seu redor uma atmosfera de confiança, de alegria e de admiração. Realmente, as palavras de Jesus atingiam o mais fundo do ser, pois Ele expunha seus ensinamentos não a partir das opiniões dos rabinos ou doutores da Lei, mas com autoridade própria (ecsousia). Segundo S. Jerônimo: “Ele ensinava como Senhor, não se apoiando em outra autoridade superior, mas a partir de si mesmo”.
Por ocasião de uma dessas passagens por Cafarnaum, Ele curou um endemoninhado, que gritava: “Que queres conosco, Jesus Nazareno? Vieste para arruinar-nos? Sei quem tu és: o Santo de Deus”. O embate com o Mal é descrito pelo Evangelista como uma luta pela preservação da liberdade interior, dom concedido por Deus ao homem, “que pode, no dizer de Orígenes, conduzi-lo ao cume do bem ou precipitá-lo no abismo do mal”. Esta luta situa-se no interior do homem, abrangendo seus desejos e ações, seu corpo e espírito. A vitória sobre o mal foi conseguida por Jesus, alcançou-nos do Pai melhores dons, pois “onde abundou o pecado, a graça superabundou” (Rm 5,20).
Testemunhas da cura do endemoninhado, os membros da sinagoga exclamaram: “Um novo ensinamento com autoridade! Até mesmo aos espíritos impuros dá ordens, e eles lhe obedecem! ”. Os milagres e a expulsão de demônios, embora não essenciais, colaboravam para reforçar a mensagem de que Deus não abandonou o homem, mas assumiu, no Filho Jesus, nossa história e nossa vida, fez-se presente entre nós. Daí o imperativo proposto por Ele aos discípulos, desejosos de alcançar a paz e a felicidade: ter o coração aberto a um Deus de bondade, fiel à Aliança estabelecida com Israel. Deus lá está, sempre de novo, inesgotável, em seu amor misericordioso. 



†Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro