Reflexão do Evangelho - Domingo, 02 de dezembro


Reflexão do Evangelho
Domingo, 02 de dezembro
O Reino inaugurado por Jesus


       O tempo do Advento, que iniciamos hoje, nos prepara para a celebração do Natal. Como na Festa de Cristo Rei, somos levados a refletir sobre o nosso renascimento, para que, superando as aparências do mundo, testemunhemos a “verdade” de nós mesmos, revelada plenamente por Aquele que nasceu em Belém, e foi julgado e condenado por Pilatos.   
À pergunta de Pilatos, Jesus responde: “Eu sou Rei! ”. Palavras, que, à primeira vista, nos deixam perplexos e confusos. Teria Ele vindo para instaurar um reino material, imposto pela força das armas, pela violência?
Porém, as palavras seguintes nos tranquilizam. Pois, para todos nós, que pertencemos a um povo, a uma família que, neste mundo em que nascemos, conserva em si a experiência da dinâmica do espiritual, Ele acrescenta: “Mas meu reino não é daqui, porque foi para dar testemunho da verdade que Eu vim ao mundo”.
Ao dizer que seu Reino é espiritual, não se afirma que ele seja abstrato, interior, subjetivo, mas que as obrigações e imposições, que dele brotam, não vêm de fora, mas de dentro de nós mesmos, da nossa interioridade, do que há de mais nobre e melhor em nós, da vontade reta e justa, forte e generosa, de um amor, que se expressa como doação e engajamento.
       Acolher o Reino do Menino, que nasceu em Belém, é acolher a dinâmica laboriosa de nós mesmos; é estarmos colocados ou recolocados no limiar de um mundo novo, não pronto e acabado, mas ligado, no dizer de S. Gregório de Nissa, “à dinâmica do homem e de toda a criação, em sua ascensão para Deus”.
       Portanto, superando as aparências do mundo, Ele veio para nos conduzir a um contínuo crescimento, compreendido como cultivo de uma ação espiritual, responsável e livre, expressão do modo de agir dAquele que um dirá: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6): é caminho autêntico e vital, é verdade e vida em caminho.


+Dom Fernando Antônio Figueiredo, ofm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro