Reflexão do Evangelho - Domingo da Misericórdia 2019


Reflexão do Evangelho
 Domingo da Misericórdia 2019
Jo 20, 19-31 - Aparição de Jesus ao Apóstolo Tomé



O cenáculo está repleto. Todos estão lá, inclusive Tomé, mesmo sentindo-se atordoado com o entusiasmo dos outros Apóstolos, que diziam: “Vimos o Senhor”!
“Não, amigos, não acredito em suas palavras”, dizia Tomé; Pedro, um pouco agitado, gesticulando, discordava dele... A discussão tornava-se acalorada.
Mas, o clima era de esperança... Em todos os corações, a indelével lembrança da bondade, da paz interior e das palavras misericordiosas do Senhor.
Oh! Aquelas expressões de gratuidade do amor do Mestre, suscitando um sentido de alegria, de êxtase espiritual, face ao Seu destino glorioso e à missão deles: missionários do Reino de Luz, em todo o mundo, até o fim dos tempos!  
        De repente, com as portas bem trancadas, por medo das perseguições, uma voz, uma saudação: “A paz esteja convosco”.  É a voz do Mestre, que se colocou no meio deles. “Vede as minhas mãos e os meus pés: sou eu mesmo”.  
        E, sentindo o palpitar do coração do Apóstolo Tomé, diz-lhe: “Põe o teu dedo aqui e vê minhas mãos. Estende a tua mão e põe-na no meu lado e não sejas incrédulo, mas homem de fé! ”.
É maravilhoso! Prostrado aos pés do Mestre, ele profere uma das mais belas profissões de fé do Novo Testamento: “Meu Senhor e meu Deus! ” .
 Dirá S. Agostinho: “Tomé via e tocava o homem, mas confessava sua fé em Deus, a quem não via nem tocava. Mas o que via e tocava o induzia a crer no que até agora havia duvidado”.
Prioridade do crer sobre o ver! Da Cruz, transmudada em Trono, Jesus é reconhecido, mais do que por sua face, por suas chagas, por seu amor misericordioso.
Sempre ao nosso lado, sempre a nos dizer: “A paz esteja convosco; sou Eu, não tenhais medo! ”.

+Dom Fernando Antônio Figueiredo, ofm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro