Reflexão do Evangelho - Semana da Misericórdia


Reflexão do Evangelho - Semana da Misericórdia
Aparição de Jesus ao Apóstolo Tomé


O cenáculo está repleto. Todos estão lá, inclusive Tomé, atordoado com o entusiasmo dos outros Apóstolos, que diziam: “Vimos o Senhor! ”.  
“Não, amigos, não acredito em suas palavras”, repete ele. Pedro fica agitado, gesticulando, balança a cabeça, discorda dele... A discussão torna-se acalorada.
As portas bem trancadas... O medo das perseguições... Mas, o clima é de esperança... No coração deles, a indelével lembrança da bondade, da paz interior, das palavras misericordiosas do Senhor.
         De repente, no meio deles, uma voz... voz inesquecível: “A paz esteja convosco! ”.
É o Mestre! Seu olhar sereno, cheio de ternura, passa por todos; fixa-se em Tomé: “Vede as minhas mãos e os meus pés: sou eu mesmo”.
        O coração do Apóstolo bate forte.... Ainda pensava em si mesmo.... As palavras do Mestre são firmes, claras: “Põe o teu dedo aqui e vê minhas mãos. Estende a tua mão e põe-na no meu lado e não sejas incrédulo, mas homem de fé! ”.
Seus olhos então brilham.... É maravilhoso! Lança-se por terra, prostra-se aos pés do Mestre e profere uma das mais belas profissões de fé: “Meu Senhor e meu Deus! ”.
 “Tomé via e tocava o homem, mas confessava sua fé em Deus, a quem não via nem tocava. Mas o que via e tocava o induzia a crer no que até agora havia duvidado”, diz S. Agostinho.
Prioridade do crer sobre o ver! Da Cruz, transmudada em Trono, Jesus é reconhecido, por suas chagas, por seu amor misericordioso, mais do que por Sua face.  
A esperança afasta a tristeza, o desânimo.... Ela, fruto do amor gratuito, aponta para Aquele que tem em si todas as coisas boas e futuras.
E Ele, ao nosso lado, ressuscitado, a nos dizer: “A paz esteja convosco; sou Eu, não tenhais medo! ”.



+Dom Fernando Antônio Figueiredo, ofm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro