Reflexão Semana Santa 2020 - Celebração do Tríduo Pascal


Reflexão - Semana Santa 2020
Celebração do Tríduo Pascal


       No Monte das Oliveiras, não longe de Jerusalém, Jesus está em oração. O sol se despede. Os pássaros se recolhem. Silêncio.... Tudo está tranquilo.... De repente, rumores, passos cadenciados sobem a encosta. Os soldados se aproximam...
O suor, em gotas espessas de sangue, escorre, embebe os seus cabelos... Um murmúrio, uma súplica brota de Seus lábios: “Abba, Pai, se possível afasta de mim este cálice”.
É chegada a hora... O coração se acelera... “Pai, que se faça a tua vontade e não a minha”.
       Preso, flagelado, coroado de espinhos... Jesus caminha, a passos lentos. Em seus ombros, o braço horizontal da cruz... Ao longe, o Gólgota.  
Qual lâmina afiada, os golpes do martelo penetram o coração da Mãe... Ele, rejeitado, crucificado, Palavra encarnada, volta para os algozes o seu olhar, doce e sereno, e, na ternura do seu amor, surpreende a todos: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem! ”.
        O ar carregado dos zombadores.... Sob os braços da cruz, os insultos e injúrias: “Como pode um crucificado ser nosso rei? ”. De Seus lábios, cerrados pela dor, brotam palavras de misericórdia, de perdão, de consolo... Ao bom ladrão: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso”.
Falar assim, só um Deus feito homem! Gesto profético de amor, de doação, de esperança, verdadeiro bálsamo para todos os que sofrem, para todos os que passam por angústia, aflições, injustiças.
Três dias após, ressuscitado, Ele aparece a Maria Madalena. Encantada, consolada, ela vai aos Apóstolos, Pedro e João, que, céleres, vão ao túmulo. Lá, encontram “os panos de linho por terra e o sudário que cobrira a cabeça de Jesus”. Sinal de fé.... Valioso pressuposto da Sua ressurreição.
       As aparições do Ressuscitado, inúmeras, afastam dúvidas, mesmo aquela do Apóstolo Tomé, que, ao tocar as chagas de Suas mãos e do Seu peito, exclama: “Meu Senhor e meu Deus! ”. Em seu coração, brilha a luminosa beleza espiritual do Senhor, modelo de toda virtude.
Alegria, paz, serenidade, esperança...
Se a ressurreição de Lázaro, retomada de uma vida terrena, maravilhou a todos; a ressurreição de Jesus, presença mais elevada de existência, pura letícia celeste, desperta, em nossos corações, “a sinfonia escatológica de todas as criaturas” (S. Gregório de Nissa).
Definitivamente, afastam-se as trevas do mal, do erro, da injustiça... A humanidade, o mundo universo, religa-se com Deus. De modo ainda mais maravilhoso, inicia-se a verdadeira nova criação de Deus, “o novo céu e a nova terra” (Ap 21,1)!
Unidos em oração e confiando na iniciativa misericordiosa de Deus, desejo a todos uma feliz e abençoada Páscoa!



+Dom Fernando Antônio Figueiredo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro