Reflexão do Evangelho - Quarta-feira, 28 de dezembro



Reflexão do Evangelho
Quarta-feira, 28 de dezembro
Mt 2, 13–15.19-23 -  O novo êxodo – fuga para o Egito

       
        Avisados pelo anjo que Herodes queria matar o Menino, “Maria, tendo em seus braços o Menino Jesus, ” e S. José partiram rumo ao Egito. Ao relatar que tal fato se deu à noite, o Evangelista assinala a pronta obediência da Sagrada Família. Dionísio de Alexandria destaca que “Maria levava aquele que tem em suas mãos o universo, como tinha profetizado Isaías ao dizer: ‘Eis: o Senhor que, conduzido por uma nuvem ligeira, entra no Egito’”. Por nuvem, Dionísio designa a Virgem santa, “que levou e gerou o orvalho do céu, enchendo de alegria o mundo inteiro que morria de sede”.
        Após a fuga para o Egito, antigo berço do povo Hebreu, os dois outros episódios, descritos logo a seguir, a morte dos santos inocentes e a ida de Jesus para Nazaré, completam o objetivo de S. Mateus: situar o nascimento de Jesus nas origens da História da Salvação. Nesse sentido, o Evangelista une a infância de Israel à infância de Jesus, para evidenciar o cumprimento da profecia de que o Messias restauraria Israel, que, com a Igreja, participaria da salvação, prometida ao mundo: é a instauração do único Povo de Deus. Não apenas porque Deus o chama “meu Filho” a título único, mas por efetivar o verdadeiro “êxodo”: sua passagem pelo deserto e a entrada na verdadeira Terra Prometida. Assim, numa visão futura, a entrada e a saída do Egito indicam a visita salvadora de Jesus, que veio para salvar todos os povos, o que será explicitado na visita dos Reis Magos. 
Apesar desses momentos solenes e evocativos da História do Povo de Deus, o pecado e a maldade não deixam de atuar. Ao perceber que tinha sido enganado pelos magos, o cruel rei Herodes “mandou matar, em Belém e no seu território, todos os meninos de dois anos para baixo”. Os primeiros cristãos reconhecem os meninos que foram mortos como portadores da dignidade do martírio, pois “entre o Natal e a Páscoa, destaca S. Leão Magno, há apenas uma distância temporal, mas não espiritual”.  Cromácio de Aquileia diz por sua vez: “Ainda inocentes, eles morrem por Cristo, tornando-se os primeiros mártires”. 
        A crueldade de Herodes é interpretada, por vezes, como fraqueza ou resultado de inveja ou temor diante das palavras dos Magos a respeito do nascimento do Rei dos judeus. O fato é que, sem qualquer lampejo de benevolência e de arrependimento, ele faz trucidar todos os recém-nascidos da cidade. Os lamentos maternais de Raquel, “que chora por seus filhos e não quer consolação, porque não existem mais”, ressoam em Belém!



Dom Fernando Antônio Figueiredo, ofm

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro