Reflexão do Evangelho - Segunda-feira, 26 de dezembro



Reflexão do Evangelho
Segunda-feira, 26 de dezembro
Mt 10, 17-23 - Os missionários serão perseguidos


        Os discípulos deveriam afastar de suas mentes todo tipo de ilusão, pois a missão que Jesus lhes confiava teria momentos de alegria e de convivência com aqueles que acolheriam a sua mensagem, mas também momentos de perseguição e de ódio por causa do seu nome. Na realidade, por proclamarem a mesma mensagem que o Mestre, com palavras e ações, eles deviam estar preparados para receber igual reação dos seus inimigos. Ao contrário do bem, o mal não deixa de ser violento. Daí as palavras de alerta: “Eis que vos envio como ovelhas entre lobos”.    
        Certamente, até os discípulos mais corajosos tremeram diante de suas palavras, que os alertava das duras provas às quais eles seriam submetidos em sua missão. Mas para consolá-los, Ele assegura-lhes que não os abandonará. E mais. Ao ir para junto do Pai, Ele enviará o Espírito Santo, que lhes há de sugerir, quando estiverem diante dos juízes e perseguidores, o que dizer em sua defesa. Eles nada têm a temer, pois Ele lhes transmite, desde já, confiança e serenidade para afrontar o “juízo” com resolução, e alimenta em seus corações a certeza de que o testemunho, dado por eles, clamará em favor deles diante do tribunal de Deus.
       Assim, pouco a pouco, os Apóstolos começam a compreender que as palavras do Mestre não são dirigidas apenas a eles, mas a todos os seus seguidores, de todos os tempos, chamados não simplesmente a segui-lo, mas a viver a sua mensagem e a agir em seu nome. Como bem observa S. Agostinho ao dizer: “O Senhor pensava não só nos que lá estavam, mas nos outros que viriam depois deles, e via todos em seu único corpo”. Daí se infere que ser seu discípulo é revestir-se dele e partilhar do seu destino, de seus sofrimentos e de sua glorificação; mediante sua fidelidade, os discípulos hão de se orientar por sua prática de amor incondicional e proclamar a salvadora experiência da salvação definitiva que nos vem de Jesus, mensageiro de Deus para os últimos tempos.



Dom Fernando Antônio Figueiredo, ofm

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro