Reflexão do Evangelho - Quinta-feira 18 de Dezembro

Reflexão do Evangelho
Mt 1, 18-24 - Esposo de Maria e Pai adotivo de Jesus
Quinta-feira 18 de Dezembro

Na plenitude dos tempos, o Filho de Deus se encarnou no seio puríssimo da Virgem Maria. Anunciadas ao longo do Antigo Testamento, realizam-se as esperanças e promessas de Israel. O nascido de Maria é o filho de Davi e de Abraão, pai de todos os povos. Assim, embora profundamente judeu em suas concepções, o Evangelho de S. Mateus apresenta uma rigorosa interpretação missionária e universalista da fé da Igreja nascente. Nesse sentido, mesmo quando descreve a árvore genealógica de Jesus, ele procura não só demonstrar a pertença de José à família de Davi, mas também realçar que o reino de Jesus vai muito além das promessas feitas a Davi: o seu reino é o reino do próprio Deus.
       Aquele que “nem os céus nem os céus dos céus podem conter” revela-se como aquele que se aproxima dos seus, “como nenhum outro Deus se aproximou do seu povo”. Ele aceita estar com os seus, para torná-los seu povo e, portanto, fazer-se o seu Deus. Nessa missão, de essencial importância são também os portadores humanos, desde os profetas e patriarcas até José e Maria, a mãe do Filho Unigênito, representante das esperanças da humanidade. Seu pai adotivo, José, nas palavras do Papa Bento XVI, “representa a fidelidade de Deus em relação a Israel, Maria é mãe com o seu próprio corpo: dela depende que Deus se tenha tornado verdadeiramente um de nós”.
 A silenciosa figura de José manifesta grandeza de alma e fidelidade aos planos de Deus. Ao ver Maria grávida, longe de condená-la, José, homem justo, guarda respeitoso segredo, levando S. Jerônimo a dizer: “Como pode José ser declarado ‘justo’, se ele escondeu a falta de sua esposa? Longe disso. É um testemunho em favor de Maria. José, conhecendo sua castidade e tocado pelo que lhe sucede, esconde, por seu silêncio, o acontecimento do qual ele ignora o mistério”. Perante o fato inexplicável da concepção de sua esposa, ele reconhece e respeita o mistério anunciado pelos profetas: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamarão com o nome de Emanuel”. 
       José estranha o silêncio da sua desposada. Não se julga, porém, autorizado a levantar o véu do mistério. Seus olhos refletem a fadiga das noites que passa angustiado e sem dormir, e eis que nos limites da desolação, pensando em deixá-la, aparece-lhe em sonho um Anjo do Senhor: “José, filho de Davi, não temas receber em tua casa Maria, tua esposa, pois o que nela foi concebido é obra do Espírito Santo”. O carpinteiro, homem simples e trabalhador, recebe o tratamento de um descendente de reis. Não contesta nem se orgulha, simplesmente ouve a voz do mistério e a guarda no sacrário da sua consciência. Não mais alimenta dúvidas, traz a certeza de que não era apenas um sonho, mas sim uma mensagem de Deus. A alegria é grande, ultrapassa de longe a angústia que o atormentava. E sem nada dizer, na obscuridade de um sim grandioso, ressoa igualmente em sua alma o “fiat” de Maria, em cujo seio crescia “a árvore do paraíso que abrigaria o mundo inteiro e iria oferecer seus frutos a todos, de longe e de perto” (S. Efrém).


Dom Fernando Antônio Figueiredo, o.f.m.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro