Reflexão do Evangelho - Sexta-feira 26 de Dezembro

Reflexão do Evangelho
Mt 10, 17-22 - Os missionários serão perseguidos
Sexta-feira 26 de Dezembro

       Os discípulos não deveriam alimentar ilusões: a missão que Jesus lhes confiava teria momentos de alegria e de convivência com aqueles que acolheriam a sua mensagem, mas também momentos de perseguição e de ódio por causa do seu nome. Na realidade, por proclamarem a mesma mensagem que Ele, com palavras e ações, eles deveriam estar preparados para receber igual reação dos seus inimigos. Ao contrário do bem, o mal não deixa de ser violento. Daí suas palavras de alerta: “Eis que vos envio como ovelhas entre lobos”.    
       Jesus, em sua pessoa, expressa a exigência de se decidir, e a decisão deve ser radical. Certamente, até os discípulos mais corajosos tremeram diante das palavras do Mestre. Mas para consolá-los, Jesus assegura-lhes que não os abandonará. E não só. Ele lhes enviará o Espírito Santo, que haverá de sugerir-lhes o que devem dizer em sua defesa. Em outras palavras, é necessário não se preocupar, mas sim permanecer sereno e pronto para afrontar o juízo com resolução, na certeza de que o testemunho dado clamará em favor deles diante do tribunal de Deus.
Os Apóstolos começam a compreender que as palavras do Mestre não são dirigidas apenas a eles, mas a todos os seus seguidores, também a nós, que, no dizer de S. Ambrósio, “participaremos da vida ditosa, da vida feliz, depois da vitória. De fato, terminado o combate, gozaremos da vida na qual a lei da carne não se opõe à lei do espírito”. O caminho seguro para alcançar a vitória e participar da felicidade do “justo” é a perseverança, graças à qual tornamo-nos uma imensa reserva moral de silêncio e de paz, e seremos portadores da imagem de Deus e, portanto, portadores da imagem de Cristo, que é imagem perfeita do Pai.   


Dom Fernando Antônio Figueiredo, o.f.m.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro