Reflexão do Evangelho - Segunda-feira 20 de Abril

Reflexão do Evangelho
Jo 6, 22-29 - Jesus em Cafarnaum
Segunda-feira 20 de Abril

       Jesus e os Apóstolos entram na cidade de Cafarnaum, “Caphar” que significa campo, “naum” consolação ou formoso.  A pregação de Jesus não é uma palavra abstrata ou simplesmente informativa. Por isso, ao ouvi-lo, muitos ficaram “extasiados, pois ensinava com autoridade (ecsousia) e não como os escribas”. “Ele ensinava, observa S. Jerônimo, como Senhor, não se apoiando em outra autoridade superior, mas a partir de si mesmo”. Justamente por essa razão, os escribas, que vieram de Jerusalém, o acusam de falta de respeito pela “tradição dos pais” e contestam o direito de Ele se contrapor à Lei. Sábio, manso, cheio de amor, Jesus não os rebate, nem se justifica.  
Ademais, pasmos, os escribas ouvem a multidão, proveniente de Tiberíades, narrar com entusiasmo o milagre da multiplicação dos pães e perguntar a Jesus, com certa familiaridade: “Rabi, quando chegaste aqui?” Sua resposta não é menos surpreendente. Desejando levar seus ouvintes a viver a Lei do Evangelho, sem destruir a antiga Lei, Ele responde: “Vós me procurais, não por terdes visto sinais, mas porque comestes dos pães e vos saciastes”. De fato, no deserto, nem todos tinham reconhecido a multiplicação dos pães como um milagre, mas apenas como um meio de matar a fome.
As perguntas se alternam. Outros, maravilhados com as obras realizadas por Jesus, procuravam saber o que Ele realmente desejava deles ou o que deviam fazer para “trabalhar nas obras de Deus”. Sua resposta é imediata e simples: “A obra de Deus é que vós creiais naquele que Ele enviou” e que compreendais que há algo mais do que o alimento ou o bem-estar físico. E para que não houvesse dúvida, Ele acrescenta: “Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna”. Refere-se certamente aos seus ensinamentos, e particularmente ao  “pão do céu”, ao “pão da vida”, a Ele mesmo, que se dá plenamente a nós na Eucaristia.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro