Reflexão do Evangelho do dia 07 de Janeiro de 2013


Segunda-feira – 07 de janeiro
Mt 4, 12-17. 23-25: Retorno à Galileia
           
            Solenemente, o Evangelista anuncia o início da obra messiânica com a pregação de Jesus em Cafarnaum. O fato de Jesus ir aos confins de Zabulon e Neftali caracteriza, segundo o profeta Isaías, uma missão de luz e de paz, própria da era messiânica. Jesus anuncia a presença do Reino de Deus entre os homens. Mais especificamente, ele mostra que o Reino de Deus é a nova Aliança, fundada no amor de Deus oferecido à nossa liberdade. Convite à abertura sem reserva ao gratuito de Deus. Mas há uma contrapartida dos discípulos.  Exige-se deles, como imperativo fundamental, o compromisso de praticar o amor, mesmo em relação aos próprios inimigos.
Logo no início, para segui-lo, Jesus escolhe, dentre os pescadores da Galiléia, doze Apóstolos. S. João Crisóstomo descreve-os como “pessoas de humilde condição, consideradas nada diante do mundo, mas destinadas a conquistá-lo não com a sabedoria da palavra elaborada, mas com a pregação simples da fé”. No seguimento do Senhor, que exprime despojamento de si, eles levarão sua mensagem a todos os povos e nações, salientando duas exigências.
        A primeira exigência foi expressa nas palavras iniciais de Jesus, logo após seu encontro com João Batista: “O Reino de Deus está aqui...convertei-vos e crede no Evangelho”. Primeiramente, a boa nova da presença do Reino, pois o Messias está no meio de nós. Em seguida, o apelo à conversão, isto é, abandonar o pecado e orientar sua vida para Deus, no cumprimento de seus ensinamentos. Se o Reino de Deus torna-se presente em Jesus, só se poderá fazer parte dele, convertendo-se. A segunda exigência está contida na parte final da proclamação do Senhor: “e crede no Evangelho”. O discípulo deve deixar “tudo” para seguir Jesus. Tudo que impede de ter Jesus e o seu amor como primado absoluto da vida, tudo que leva a ter um “coração duro”. Crer no Evangelho é pautar sua vida segundo os valores éticos e morais, apregoados pelo Senhor, pois a fé é confirmada pelos atos, que a manifestam e a alimentam.
            Quando segui-lo? O texto bíblico utiliza o advérbio de tempo, em grego euthús, imediatamente, que se aplica a Jesus e aos discípulos. Há de se cumprir o plano do Pai sem hesitação, sem delongas e tergiversações. Pois escreve S. Agostinho: “Já se levantam dois reinos e dois povos, o de Cristo e o do demônio. A partir deste momento, realiza-se o que Jesus anunciou a respeito do Reino, do qual só participarão os que nele creem e o seguem”.
            “Senhor Jesus Cristo, vós satisfazeis o mais profundo de nossos corações e nos alimentais com o mais precioso trigo. Derramai vossas bênçãos sobre nós e dai-nos um coração generoso para que nós possamos livremente seguir-vos e partilhar com nossos irmãos o que vós nos dais”.  

Dom Fernando Antônio Figueiredo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro