Reflexão do Evangelho do dia 20 de Janeiro de 2013


Domingo – 20 de janeiro
Jo 2, 1-11: Bodas de Caná
                                   
            Jesus, Maria e os discípulos encontravam-se, como convidados, nas bodas de Caná, festa que costumava durar normalmente sete dias. Durante as comemorações, o vinho, bebida comum naquele tempo, vem a faltar. Ao vinho se liga o simbolismo da amizade, do amor e da alegria. A Bíblia eleva-o ao nível religioso. Eis que, em meio à festa, não há mais vinho para oferecer aos convidados. Seus organizadores entreolham-se, mostram-se preocupados e constrangidos. O fato é notado por Maria, a Mãe de Jesus, o qual não tinha realizado, ainda, nenhum milagre. Sentindo o embaraço deles, ela vai ao seu filho e suas palavras soam como um apelo, discreto, porém, bastante tocante. Diz ela a Jesus: “Eles não têm vinho”.
            A resposta de Jesus, literalmente, “o que há entre mim e ti”, longe de significar uma ruptura, tem um sentido religioso e, mesmo, místico.  Naquele instante, com esta expressão, Jesus revela a função de Maria em sua missão pública. Mais precisamente. Ele mostra o que é essencial para quem deseja segui-lo. Os laços de sangue não contam mais, embora o fato de ser sua mãe corporal constitua o fundamento da sua grandeza. No entanto, em Maria há algo mais, expresso nas palavras do Filho, que ela bem compreende. Por isso, ela se volta para os servos e diz: “Façam tudo o que Ele mandar”. É o reconhecimento que, desde aquele instante, para seguir seu Filho é necessário situar-se na ordem da fé. Fé, luz incriada, que incendeia o coração e o mergulha nas profundidades do Deus trino. É a união que ultrapassa todo conhecimento e permite que na alma de Maria, também na nossa, resplandeça a luz da insondável Sabedoria divina.
            Aliás, Maria é exaltada, justamente, por ser reconhecida como mulher de fé e, enquanto tal, ela é modelo de fé para todos nós.  Seu apelo chega ao coração do Filho e é atendido. Desvela-se, assim, sua função específica no interior do mistério salvador de Jesus, clara e vigorosamente proclamada por Jesus ao se dirigir a ela no madeiro da cruz. Meditando o grande mistério do amor de Deus, revelado na morte de Jesus, S. Agostinho declara: “No momento de fazer esta obra toda divina, é como se Jesus dissesse à sua Mãe: o poder de fazer esse milagre, eu não o tenho de ti, pois não geraste minha divindade. Mas quando a fraqueza de minha natureza humana, que tu me deste, for pregada à Cruz, então eu te reconhecerei e te associarei ao meu sacrifício”.
            Nosso desejo é viver a fé e nela situar nossa vida, porque só assim estaremos, de fato, seguindo Jesus. “Maria, Mãe do Filho de Deus, intercedei por nós!”

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro