Reflexão do Evangelho do dia 28 de Janeiro de 2013


Segunda-feira – 28 de janeiro
Mc 3, 22-30: Jesus e Beelzebu (calúnias dos fariseus)
           
            O Senhor assegura-nos a sua proteção espiritual. Os milagres realizados por ele ultrapassam o poder do homem, levando à conclusão: ou se acredita em Jesus como “vindo de Deus” e esta é a compreensão de Nicodemos, do cego de nascença e de todos os que reconhecem nele o Messias esperado. Ou afirma-se que “’Beelzebu está nele’, e também: ‘é pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios’”. Acusações levantadas pelos escribas, que “haviam descido de Jerusalém”.
            O título Beelzebu liga-se a textos antigos e designa o primeiro entre os inimigos de Deus, pois os deuses pagãos eram considerados como demônios. Por estar à frente e governar as forças do mal, ele é denominado o príncipe deles, constituindo um Reino em oposição ao Reino de Deus. Daí as palavras de Jesus: “Todo reino dividido contra si mesmo não poderá subsistir”. As acusações dos escribas e fariseus resultam absurdas.
Jesus combate o poder do mal, pois não existe só a possibilidade do mal, ligada à liberdade humana, mas há um poder pessoal que quer conduzir os homens ao pecado. As tentações no deserto demonstram a realidade temível do império do mal, que se opõe ao Messias, o Filho de Deus. O próprio Jesus, diz S. João Crisóstomo, “responde às acusações, demonstrando que expulsar os demônios, como ele acaba de fazer, é obra de um poder grandíssimo e sinal da vinda do Reino de Deus”.
            Ele expulsa os demônios pelo dedo de Deus, expressão que indica, segundo os Santos Padres, o poder do Espírito de Deus, presente em Jesus. É a vitória de Cristo sobre o reino do mal. Só resta recolher os despojos, que “são as ovelhas perdidas da casa de Israel”. Mas os escribas e fariseus, unindo-se contra Jesus, aliam-se aos inimigos do passado, que provocaram a dispersão do povo entre as nações. Eles negam a ação do Espírito Santo, e rejeitam o anúncio de Jesus sobre o advento do Reino de Deus. 
      “Senhor, sede o mestre do meu coração e o senhor da minha vida. Que nada haja em mim que não esteja sob vosso senhorio”. 

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro