Reflexão do Evangelho - Domingo 28 de Junho

Reflexão do Evangelho
Mt 16, 13-19 - Confissão de São Pedro
Domingo 28 de Junho

       Na bela cidade de Cesareia, reedificada pelo tetrarca Felipe no ano 3-2 a.C, desejando formar e constituir o novo povo de Deus, Jesus interroga seus discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou? ” A opinião popular identificava-o com um dos profetas do passado. “Responderam-lhe: uns afirmam que és João Batista, outros que és Elias, outros, ainda, que és Jeremias ou um dos profetas”. Voltando-se para os Apóstolos, Ele pergunta: “E vós quem dizeis que eu sou? ” Eles pressentem, diz S. Hilário, que, “para além do que se via nele, havia algo mais”. A resposta decisiva e imediata, não fundada em premissas puramente humanas, é dada por Pedro, em nome de todos: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Momento solene e revelador. Por detrás e através de suas palavras, Pedro expressa a realidade divina de Jesus, confirmada por Ele próprio ao dizer: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas! Não foram o sangue nem a carne que te revelaram isto, mas sim o meu Pai que está nos céus”. O Apóstolo crê ser Jesus o Filho de Deus, um Deus presente no mundo, e suas palavras tornam-se a profissão de fé da Igreja da Nova Aliança.   
Desde então, Jesus não mais pergunta, apenas profere algumas afirmações. Ao Apóstolo Pedro, Ele declara: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja”. O nome dado a Simão, em seu primeiro encontro, é ratificado e passa a designar ser ele a pedra, fundamento da Igreja, que superando a “qahal”, assembleia dos fiéis do Antigo Testamento, passa a significar a reunião de todas as gentes no único povo de Deus. Teodoro de Mopsuéstia comenta: “Ao dizer que sua confissão de fé é uma rocha, Jesus afirma que sobre esta rocha construiria a sua Igreja”. Cabe a Pedro solidificá-la, confirmando os irmãos na fé e na prática da fé.

       Ao dizer-lhe: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus”, Jesus confere-lhe poderes de ordem espiritual, que evocam a ideia rabínica de excluir da comunidade ou nela admitir. A Igreja, sacramento de unidade e templo no qual Deus habita, se perpetua. Deus não a abandona às forças de destruição, pois estará com ela “até o fim dos tempos”, e a função do Apóstolo Pedro se estende por toda a história, através de seus sucessores. Como Pedro, eles irão se caracterizar pela prontidão de um coração caloroso e, sobretudo, pela acolhida do dom de Deus: natureza e graça, realidade humana onde Deus pode ser encontrado. Orígenes exclama: “É belo que Pedro tenha dito ao Salvador: ‘Tu és o Cristo’; melhor ainda, o fato de ele reconhecê-lo como ‘o Filho do Deus vivo’. Pois o próprio Jesus disse, seja pelos profetas: ‘Eu sou o Vivente! ’, seja no Evangelho: ‘Eu sou a Vida’”. Proclamada por seus sucessores, a profissão de Pedro é também professada por todos os que seguem Jesus, aos quais Ele diz: “Bem-aventurados sois vós”. E a luz do Pai neles refulge.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro