Reflexão do Evangelho do dia 08 de Fevereiro de 2013


Sexta-feira – 08 de fevereiro
Mc 6, 14-29: Morte de S. João Batista
           
            Numa bandeja, a cabeça de João Batista. Se os lábios se calaram, sua voz continua a ser ouvida, convocando Herodes a uma vida reta e honesta. Inquieto, sua consciência culposa leva-o a sustentar a opinião popular de que o Batista teria ressuscitado dos mortos e “agia na pessoa de Jesus e fazia tantos milagres” (Orígenes). É o prelúdio para a segunda parte do Evangelho. Se o Batista tinha sido apresentado como precursor do Cristo, por sua pregação, agora, ele “aponta para aquele que iria sofrer, sofrendo primeiro” (S. Beda).  Prenuncia o Senhor, anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus e testemunhando a verdade ao preço de sua própria vida.
            O amor a Deus e à verdade fortalece o coração de muitos. João Batista precede-os. O ódio do rei não o amedronta, mas sim o risco de não proclamar os mandamentos de Deus. A malícia de Herodíades triunfa sobre a debilidade de Herodes, que decreta a morte do profeta. S. Pedro Crisólogo exclama: “A virtude torna-se indesejável para aqueles que são imorais; a integridade é motivo de sofrimento para os corruptos; a misericórdia é intolerável aos cruéis”. A morte de João Batista seria vitória da prepotência do mal e da covardia. Mas prevalecem a firmeza e a fidelidade de João diante da fraqueza de Herodes. Escreve Orígenes: “João reprovava Herodes com a liberdade de um profeta. Levado à prisão por causa disso, não temia a morte, mas somente pensava no Cristo que ele tinha anunciado. E não podendo ir ao seu encontro, envia dois de seus discípulos para interrogá-lo: ‘És tu aquele que há de vir?’ Os discípulos de João retornam, relatando ao mestre o que Jesus lhes tinha dito. Então, ele, armado para o combate, morre com segurança”.
O poder de Deus não agride, nem violenta. Ele é amor, que aguarda a resposta livre do amado, que espera, com santo respeito, a decisão pessoal de cada um. Porém, Herodes permanece impenetrável. A voz de João, mesmo após a sua morte, incomoda-o, pois ela assumiu a voz do Mestre que oferece perdão e paz. Em Jesus o pecado é banido e a morte é vencida. Vitória da vida, da vida nova em Jesus. Importante é ter uma consciência esclarecida e uma vontade vigorosa para reconhecer o pecado e rejeitar, decididamente, o mal. Deus aguarda, jamais desiste!

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro