Reflexão do Evangelho do dia 18 de Fevereiro de 2013


Segunda-feira – 18 de fevereiro
Mt 25, 31-46:  O último julgamento
           
            Em geral, o fim dos tempos, descrito em termos de dissolução aterradora do mundo atual, incute medo e insegurança. Porém, ao falar de sua segunda vinda, Jesus não transmite temor, mas confiança e esperança. Na parábola, ele destaca a necessidade da vigilância, pois a confiança não dispensa a preparação adequada para o decisivo encontro com o Senhor. Na sua vinda gloriosa, todas as nações irão se prostrar diante dele. Será o cumprimento do eterno desígnio de salvação. Dirá S. João Crisóstomo: “Assim como o Senhor disse a Tomé: ‘coloque aqui teu dedo’, naquela ocasião, ele mostrará suas chagas e sua cruz, e todos hão de reconhecê-lo como aquele que foi crucificado. Eis o sinal salutar, grande, esplendoroso da benevolência divina”.  A dúvida e a incerteza, aninhadas em tantos corações, irão se dissipar. Para os cristãos, confiantes no Senhor, dar-se-á a realização da esperança, momento triunfal do retorno do Filho de Deus, que veio não para condenar o mundo, mas sim para salvá-lo.

        “Vigiai, pois!”, repete Jesus. Ansiosos, os discípulos aguardam a visão beatífica para passarem da imagem transitória do mundo à realidade divina, em que o tempo será absorvido pela eternidade. A expectativa é grande. Eles esperam esse momento com fé e operosa dedicação. Agora, arregaçam as mangas para fazer crescer os talentos recebidos. Lá, o Senhor, o bom pastor, estará separando as ovelhas dos cabritos, os bons dos maus, não como acusador, mas como defensor e advogado. Aos bons, que se comportam como o Samaritano, manifestam-se “as entranhas de misericórdia” do nosso Deus. Eles ouvirão sua voz, dizendo-lhes: “Vinde, benditos de meu Pai”.  Benditos porque pertencem ao Pai, que, pela graça divina, os constitui  co-herdeiros da bem-aventurança eterna.

            As nuvens se dissipam e, alicerçados na fé e na prática das obras de misericórdia, eles entreveem o Senhor que os eleva e os une a ele, enlaçando-os com os seus braços amorosos. Para nós, permanece a dúvida: a que povo pertencemos? S. Agostinho, dirá que “há dois tipos de povo, como há dois modos de amar. Um é santo, outro é egoísta. Um está sujeito a Deus, outro quer se tornar igual a Ele”. O amor “sujeito a Deus” leva-nos a realizar as palavras de Jesus: “Eu tive fome, e me destes de comer, eu estive nu e me vestistes”. São as obras de misericórdia, reconhecidas e exaltadas pelo Senhor, que as autentica com as palavras: “Todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes”.

         Fim que se torna início. Início do florescer da esperança, semente de vida eterna, que, no tempo presente, germina em nossa alma. Os temores e tremores são banidos do nosso coração e realiza-se o desígnio eterno do Amor de Deus, pois o Deus-amor dá-se a nós e se expressa em nós, no amor que dedicamos aos nossos semelhantes. “Senhor Jesus, sede o Mestre do nosso coração, para que sempre nos anime a mesma caridade com que nos amastes”.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro