Reflexão do Evangelho do dia 25 de Fevereiro de 2013


Segunda-feira – 25 de fevereiro
Lc 6, 36-38 - Misericórdia e gratuidade
           
            Ao proclamar que Deus é Pai misericordioso, a fé cristã exorta-nos à reconciliação e à paz de um coração unificado, na certeza de que “Deus é maior do que nossa consciência” (1Jo 3,20). Diante da benevolência divina, S. Francisco de Assis reconhece o Pai como “o grande e magnífico Deus”, que lhe concede o perdão e a reconciliação. Em sua própria vida, atualiza-se a surpresa do filho pródigo no encontro com o Pai que perdoa, abraça e reconcilia. De fato, todo cristão, tocado em seu íntimo, canta e agradece a Deus e ouve, em seu coração, as palavras de Jesus: “Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso”. Pois ele experimenta algo maravilhoso: o próprio Deus o purifica. Sua vida une-se à vida divina e ele saboreia a doçura da presença amorosa de Deus, envolvendo todo seu ser. É o agir gratuito, generoso e dadivoso do Senhor. Ele nada exige, ele nos ama porque é amor.
        O afago divino leva o cristão a servir, gratuitamente, seus irmãos e irmãs. A orientação de sua vida são as palavras do Senhor: “Não julgueis, para não serdes julgados”, pois, não lhe cabe julgar sobre a salvação eterna do irmão. Como o Mestre, ele agirá com os injustos, da mesma maneira que com os justos. Não o dominará o desejo de poder ou de dominação, mas, guiado pela misericórdia divina, abraçará, igualmente, santos e pecadores. É o florescer do amor fraterno, dispondo-o a fazer o bem aos que o perseguem. Em suma, ele começa a amar como Deus o ama. Escreve Orígenes: “Os traços da imagem divina estarão impressos em seus atos de misericórdia”.
             Apesar da insensibilidade de um coração pecador não movê-lo, naturalmente, ao arrependimento, o cristão descobre que “a fonte de lágrimas, depois do batismo, é maior do que as águas do batismo” (S. João Clímaco).  Então, penetrado pela ardente chama do amor divino, ele afasta-se das trevas do erro e da maldade e, no amor a Deus, vive a doação aos seus semelhantes. Porém, o amor é crescimento infinito. Mais conhecemos Deus, mais o amamos e quanto mais o amamos, maior será nossa fé e esperança em suas promessas.
Na grandeza desse amor, concedido a nós, seremos, então, capazes de amar nossos inimigos, de fazer bem aos que nos odeiam, de abençoar os que nos amaldiçoam e de orar pelos que nos injuriam. É a vitória da misericórdia divina. Seremos misericordiosos e, por conseguinte, no dizer de S. Agostinho, “poupados do castigo e das faltas cometidas, duas coisas que o Senhor compendiou na breve máxima: perdoai e vos será perdoado; dai e vos será dado”.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro