Reflexão do Evangelho de quarta 08 de junho e quinta-feira 09 de julho

Reflexão do Evangelho de quarta 08 de junho e quinta-feira 09 de julho
Mt 10, 1-15 - A missão dos Doze
          
         Um dia, Jesus participava de uma festa de casamento e, alertado por sua mãe, percebe o constrangimento do dono da casa. Tinha acabado o vinho, e para que o organizador da festa não se envergonhasse, Ele manifesta, pela primeira vez, o seu poder. O fato impressiona vivamente seus discípulos, que tinham deixado as redes para segui-lo. Mais tarde, Jesus escolhe dentre eles doze Apóstolos e os “envia a proclamar o Reino de Deus e a curar”. Com ênfase, recomenda-lhes que nada levem consigo, pois Ele os quer livres de todo apego aos bens materiais e de toda preocupação em obter posses terrenas. A partir daquele dia, eles viverão desapegados de tudo, sem preocupações como os pássaros do céu.
No entanto, nas areias áridas do desprendimento e da renúncia, suspirando por um refrigério, eles vislumbram no horizonte, num oásis de paz, o vulto do Senhor, que os proverá. “A glória deles, reflete S. Cirilo de Alexandria, não é a de não possuírem nada, mas a de se colocarem nas mãos divinas”. A renúncia alcança então seu sentido original de adesão pessoal e profunda a Deus, o que lhes permite contemplar, no cumprimento da missão confiada pelo Senhor, a aurora da alegria sobrenatural. Neles, o antigo ideal dos “pobres de Deus” (anawim) se perpetua e eles se assemelham Àquele que lhes “ordena dar gratuitamente o que gratuitamente tinham recebido”.
         Ao mandato de dar gratuitamente corresponde a ordem de evangelizar, fruto não de um capricho, mas do amor, “energia divina”, que os inflama sem cessar na oferenda total de sua vida a Deus e aos irmãos. O verdadeiro milagre não foi o que eles testemunharam na festa de bodas, mas é aquele que se realiza em seus corações, que os modifica profundamente e os introduz no mundo do Espírito de Deus. Eles nasceram de novo. Sua transformação não cessa jamais. Mais tarde, S. João Clímaco exclama: “Tu feriste minha alma, ó Amor, e meu coração não pode suportar tuas chamas. Avanço, louvando-te”.   

Tomando-os à parte, Jesus confia aos Apóstolos sua própria missão terrestre, enviando-os “às ovelhas perdidas da casa de Israel”. Na simplicidade e despojamento, eles hão de realizá-la “em nome do Cristo”, que agiria neles e por meio deles. Experiência misteriosa e única. O Mestre garantia que a doação generosa aos seus semelhantes seria sintoma do verdadeiro amor a Deus, que pacificaria suas almas e os purificaria no cadinho do “amor insaciável”. Eles recebiam o poder de comunicar a paz do Senhor aos que fossem dignos dela e de imitar a doação gratuita de sua vida ao Pai e aos irmãos. “Partindo, eles pregavam que todos se convertessem. E expulsavam muitos demônios, e curavam muitos enfermos, ungindo-os com óleo”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro