Reflexão do Evangelho - Terça-feira 07 de Julho

Reflexão do Evangelho - Terça-feira 07 de Julho
Mt 9, 32-38 -  A cura de um endemoninhado
        
         Com a cura do endemoninhado, encerra-se a descrição das obras e dos milagres de Jesus. Destaca-se também a malévola interpretação de seus inimigos, que “vieram de Jerusalém”, enviados pelos guardiões da Lei de Moisés, preocupados com a ortodoxia e o fato de o povo simples acolher os seus ensinamentos. Fechados em suas convicções, eles não medem esforços para salvaguardar a tradição e encontrar razões para explicar o que acontecia, chegando mesmo a alegar que Ele expulsava os demônios de comum acordo com o “príncipe deles”, Beelzebu. Apesar disso, sua fama se espalhava por toda parte e Ele era seguido por uma multidão de pessoas.
        Para Jesus, cada pessoa é preciosa aos seus olhos. Em contraste com alguns de seus contemporâneos, que praticavam a magia e se declaravam capazes de exorcizar, Ele utiliza o poder de sua palavra para mostrar abertamente a todos o rosto de um Deus misericordioso. Ao contrário do desprezo dos fariseus, Ele transmite ternura e carinho. Não deixava, porém, de exigir dos que o ouviam uma mudança interior, ou seja, sua conversão, atestada por ações e vivificada pelo dinamismo do amor.

A propósito dessa luta interior, Orígenes fala da liberdade concedida por Deus ao homem, “liberdade que pode conduzi-lo ao cume do bem ou precipitá-lo no abismo do mal”. A luta não se dá apenas na periferia de nossa vida, em nossos desejos e ações, mas no mais íntimo de nós mesmos. Combate “mais duro que a batalha de homens” (Rimbaud), conflito trágico entre o poder do mal e a benevolência divina. Em seu poder, respeitando a liberdade individual, Jesus dissolve na água viva da sua misericórdia a calosidade do coração humano, tornando-o sensível à beleza da criação, aos sofrimentos e às dores do seu semelhante. Assim, libertado do império do mal, o homem é introduzido no seu Reino de amor, de paz e de justiça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro