Reflexão do Evangelho do dia 03 de Abril de 2013


Quarta-feira – 03 de abril
Lc 24, 13-35: Os discípulos de Emaús

          Após a morte de Jesus, desconsolados e tristes, dois dos seus discípulos afastam-se de Jerusalém. O próprio Senhor Ressuscitado vem encontrá-los, pondo-se a caminho com eles. A pouco e pouco Ele os reanima infundindo em seus corações o ardor da fé e mostrando-lhes, pelas Escrituras, que Ele ressuscitaria ao terceiro dia. Também nós, em meio às angústias e dúvidas, uma certeza nos anima. O Senhor está conosco e, em sua bondade e paciente misericórdia, fortalece-nos interiormente. Ele não nos abandona.
No dia anterior à sua morte, Jesus revelara aos discípulos o sinal para o reconhecimento de sua presença: a Eucaristia. Agora, junto a eles, ao longo do caminho, Jesus não é reconhecido. O obstáculo não se encontra nele, mas nos discípulos, o que leva S. Agostinho a dizer: “O pecado e suas más ações os impediam de reconhecê-lo, imediatamente, pois, por si mesmos, eles eram incapazes de divisar a verdade. Ao vê-lo pregado na cruz, eles se esqueceram de seus ensinamentos. Agora, o Mestre caminhava com eles e era para eles o próprio caminho”.
          A paciência do Senhor é inesgotável. Dá-lhes uma belíssima lição de como chegar à fé, partindo de Moisés, remete-os aos profetas, sem deixar de aludir aos Salmos e aos Sapienciais. Através da Lei, dos Profetas e da Sabedoria, ele mostra a lógica harmoniosa do Antigo Testamento, que se realiza nele, esplendor da glória do Pai. Ao ouvirem suas palavras, escreve S. Hipólito, “arde-lhes o fogo do amor, no espírito e no corpo, alimentado pelo mesmo óleo de Cristo morto e ressuscitado”.  
O caminho é longo, o dia declina e a tarde vai adiantada. Sinal natural da caducidade de todas as realidades deste mundo. Em meio ao que passa, soa o solene apelo ao que não passa. A tarde indica a santificação do dia com seus trabalhos, combates e com o “peso da jornada”. É a hora da esperança, em que “a prece sobe a Ti como um incenso vespertino” (Sl. 141). Então, na estalagem, Jesus “tomou o pão, abençoou-o, depois, partiu-o e distribuiu-o a eles”. Imediatamente, abrem-se seus olhos interiores.
O pão partido é a Eucaristia, “o pão de vida e, exclama S. Hipólito, quem come a vida não pode morrer”, pois ela é força real de ressurreição ou, no dizer de S. Inácio de Antioquia, “fermento de imortalidade”. Naquele instante, purificam-se seus corações e corpos no fogo eucarístico, forma permanente da aparição do Ressuscitado e eles reconhecem o Mestre.  S. Gregório de Nissa declara: “Graças à união com o corpo imortal, eles participam do modo de ser que não conhece jamais a corrupção” e alegres, céleres, retornam a Jerusalém para contar aos Apóstolos a boa-nova da Ressurreição do Senhor.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro