Reflexão do Evangelho do dia 05 de Março de 2013
Terça-feira – 05 de março
Mt 18, 21-35: Perdão das ofensas e a parábola do devedor
implacável
A própria história humana mostra que
a liberdade e a felicidade não são simplesmente expectativas, mas
possibilidades reais. O ser humano pode ou não corresponder ao bem.
Mesmo negando o bem, o homem jamais
deixará de ter a possibilidade de se corrigir. Por isso, Jesus fala do perdão,
sempre renovado, que não se limita só a sete vezes, como pensava o Apóstolo S.
Pedro: “Senhor, quantas vezes devo perdoar ao irmão, que pecar contra mim? Até
sete vezes?” O número sete significa totalidade e indica que o discípulo deve
perdoar sempre, mesmo que a falta se repita. Talvez ao dizer sete, Pedro
pensasse num número máximo de vezes. No entanto, o coração misericordioso de
Jesus surpreende a todos. Ele responde: “Não te digo até sete, mas até setenta
e sete vezes”. A bondade do Senhor é infinita. E para que os discípulos não
acalentem ideias de rancor e possam evitar a dureza de coração, ele narra a
parábola do devedor implacável.
A parábola versa sobre um rei, que pede contas a um devedor,
cuja dívida era de dez mil talentos, 50 vezes mais que todos os impostos da
Galileia e da Pereia. Quantia realmente alta, bastante elevada, comparável à
nossa em relação a Deus, o Criador. Dívida insolúvel. O homem cai aos pés do
rei e, prosternado, pede: “Dá-me um prazo e eu te pagarei tudo”. Compadecido
(splanchnistheis), o rei o “soltou e perdoou-lhe a dívida”.
O rei é movido de compaixão, expressão tantas vezes
utilizada por Jesus, para mostrar que a justiça divina não dispensa a misericórdia.
Sendo justo, Deus é todo misericórdia, pois, em seu Filho Jesus, ele concede-nos
a remissão dos pecados. S. Hilário de Poitiers comenta: “O maravilhoso mistério
dos ‘setenta e sete vezes’ expressa que todos os pecados, de todas as gerações,
nele simbolizados, podem ser completamente perdoados”.
Entrementes, o devedor da parábola,
a quem tudo foi perdoado, encontra-se com alguém que lhe devia cem denários. Quantia
irrisória, o que torna ainda mais odiosa a disparidade de tratamento. Em vez de
perdoar, ele manda “lançá-lo na prisão até que pagasse o que devia”.
Frágeis e temerosos, tememos que a
atitude do servo devedor se aninhe em nossos corações. Suplicamos ao Senhor a
graça de experimentar o perdão de Deus. Experimentá-lo
é vivê-lo, e vivê-lo é capacitar-nos para perdoar o irmão e para viver a comunhão fraterna. Pois nenhuma
ofensa, que alguém possa nos fazer, compara-se ao débito devido a Deus.
Fechar-se a Deus ou considerar o perdão, unicamente, sob o
aspecto formal, resulta em frieza, indiferença e, até mesmo, em dureza de
coração. Pelo perdão de Deus somos introduzidos
no interior de sua misericórdia. E, sendo ela infinita, quanto mais formos
penetrados por ela, tanto mais seremos perdão para nossos semelhantes. A vida terrena
é por demais breve para exaurir a
misericórdia divina. Mas há a eternidade. Nela o perdão se transforma em comunhão
infinita e eterna com todos os nossos semelhantes. Na vida terrena, perdoaremos
sempre, não só sete vezes, mas setenta e sete vezes. Escreve S. João
Crisóstomo: “Se tu perdoas teu irmão setenta e sete vezes por dia, tu nada
fizeste de magnífico: ao contrário, tu ainda estás longe da clemência do Senhor
e tu não chegarás a dar tanto quanto recebeste”.
Dom
Fernando Antônio Figueiredo, OFM
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