Reflexão do Evangelho do dia 22 de Março de 2013


Sexta-feira – 22 de março

Jo 10, 31-42: Jesus, o Filho de Deus feito homem

 

          Após invocar o testemunho do Pai, manifestado em suas obras, Jesus se volta para seus adversários e pergunta ironicamente: “Por qual delas quereis apedrejar-me?” Eles compreendem sua intenção e, com sutileza de espírito, respondem: “Não te lapidamos por causa de uma boa obra, mas por blasfêmia, porque, sendo apenas homem, tu te fazes Deus”. Acusam-no de insultar ao próprio Deus, o que o tornaria merecedor dos maiores castigos, pois, as palavras de Jesus lhes soavam como negação do monoteísmo, do Deus único da Aliança.

Jesus não se retrata. De modo tranquilo, porém firme e claro, ele declara: “Eu e o Pai somos um (hen)”. O termo grego expressa que os dois constituem uma realidade só. Para os inimigos é o auge da afronta. Eles alçam a voz e o cumulam de acusações, pois, segundo a Lei, “toda a comunidade devia apedrejá-lo”. Consideravam que a presença de um só blasfemador no povo bastaria para macular a comunidade inteira. As palavras de Jesus são entendidas em seu sentido próprio, sobretudo, ao falar ser ele o Filho de Deus. Não se discute a expressão “filho de deus”, em sua conotação genérica. Jesus é incisivo. O próprio Pai declara-o seu Filho. Ele é o Messias ou o Cristo, o Ungido de Deus.

Ele se fez um de nós para que o recebêssemos e fôssemos conduzidos não a um divino anônimo, mas ao seu rosto transfigurado. Exclama S. Irineu: “Como poderia o homem ir a Deus, se Deus não viesse ao homem? Nós não poderíamos ser partícipes da imortalidade sem uma estreita união com o Imortal. Como atingirmos a imortalidade, se ela não se tornasse o que somos e assim fôssemos adotados e nos tornássemos filhos de Deus?” É a vinda (kénosis) do Filho, que assume a condição de escravo, sem deixar de ser plenamente Deus. Diz Orígenes: “Por compaixão do gênero humano, ele sofreu nossas dores, antes de abraçar a cruz, antes mesmo de ter assumido a nossa carne”. No plano eterno de Deus, o Filho abraçou, desde toda a eternidade, a humanidade em seu infinito amor. Ele é “paixão de amor”. Assim também o Pai, pois se ele “carregou as nossas dores”, o Pai suporta “a nossa conduta”. Deus é misericórdia. Somos nós que, por vezes, não reconhecemos, no rosto amoroso do Filho, o rosto misericordioso do Pai. No Filho Único, fomos constituídos filhos adotivos do Pai, convocados a refletir Deus, que, pela graça divina, nos tornou “participantes da natureza divina” (2Pd 1,4). 

 

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro