Reflexão do Evangelho do dia 16 de Março de 2103


Sábado – 16 de março
Jo 7, 40-53: Discussões sobre a origem de Jesus

            O Evangelho retoma a questão das origens de Jesus. A multidão o reconhece como o Profeta esperado desde Moisés. Os fariseus exigem uma prova, enquanto outros fazem uma profissão de fé: “É ele o Cristo”. No Evangelho de S. João, a declaração de fé adquire uma densidade e significado todo especial, pois João declara tê-lo escrito para “que creiamos que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e que crendo nele tenhamos a vida em nós” (Jo 20,31).      
            Jesus é causa de divisão. Os fariseus não querem ouvir nada a respeito dele, pois já têm, a seu respeito, ideias ditadas pela inveja e pelo orgulho. Mais e mais, alimentam o desejo de prendê-lo. Aliás, quando colocado diante da mensagem de Jesus, ninguém pode, por muito tempo, ficar indiferente. Por isso, ao lado dos que o rejeitam, há os que o consideram um profeta e alguns chegam a reconhecê-lo como o Cristo. Os guardas, que lá estavam, voltam aos chefes dos sacerdotes sem prendê-lo, porque jamais tinham ouvido alguém falar como ele. De suas palavras palpitantes brota suave harmonia, tocando os corações e levando-os à conversão. Em sua defesa, Nicodemos pergunta: “Acaso nossa Lei condena sem primeiro ouvi-lo e saber o que fez?” Palavras tímidas e distantes, que recebem dos chefes dos sacerdotes e dos fariseus, a resposta: “És também galileu? Estuda e verás que da Galileia não surge profeta”. Ele não diz mais nada. Cala-se.
            Um fato é inegável. Também em nossos dias. A opção por ele, talvez, ocasione incompreensão e provoque zombarias e perseguição. Um apelo nos é dirigido. É necessário abrir-se ao que nos ultrapassa, pois o próprio Jesus é maior que o Evangelho. Um imperativo se impõe: estar livre ao que se manifesta no amor infinito e gratuito de Deus. Só então a pessoa se supera, louva e agradece a vida, dom inefável do amor misericordioso de Deus, que a transcende infinitamente e torna-se presente entre nós na pessoa do Filho Jesus.
            No entanto, alguns permanecem fechados sobre si mesmos. Nossa alegria é que todos caminhem e reconheçam Jesus na docilidade do seu carinho para conosco e na ternura de sua bondade. Deus, em Cristo, “desceu à profundidade da terra para buscar a ovelha desgarrada, isto é, a criatura que tinha se desgarrado, e após subiu para apresentar ao seu Pai este “homem” (a humanidade) assim reencontrado” (S. Irineu). Livres, acolhemos Jesus e em seu amor encontramos o espaço de nossa liberdade. Então, compreendemos a passagem do Deus-homem ao Deus-humanidade.  

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro