Reflexão do Evangelho do dia 18 de Março de 2013


Segunda-feira – 18 de março
Jo 8, 12-20: Jesus, luz do mundo
                                  
            No Templo, Jesus e os Apóstolos comemoram a festa dos Tabernáculos, festa de água e luz, quando então se acendiam gigantescos candelabros. À multidão, que lá se encontrava, ele proclama solenemente: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. Jesus é o sol nascente que veio iluminar os que jazem nas trevas. Ou, nas palavras de Simeão, ele é a luz que iluminará todas as nações (Lc 2,32). Importa acolhê-la e segui-la. No monte Tabor, os Apóstolos a contemplaram, já antevendo “o mistério do oitavo dia”, anunciado pelo Senhor para o século futuro. Realizam-se as palavras do salmo: “Na luz de Deus vemos a luz” (Sl 36,9).
            Se a luz natural expõe a escuridão e revela o que está escondido, a mensagem de Jesus adequa nossos olhos espirituais à contemplação das verdades divinas. É luz interior que, ultrapassando os sentidos e a inteligência, permite-nos atingir “a glória de Deus” ou o que Simeão o Novo Teólogo chama em suas poesias de “fogo invisível”. Por isso, ao dizer ser a luz do mundo, Jesus também indica o destinatário de suas palavras, a humanidade inteira.
Ouvindo sua mensagem, toda inquietude desaparece do nosso coração, não mais tememos o julgamento, nem nos perturba doravante a preocupação em merecer a salvação. Suas palavras são confirmadas pelo testemunho do Pai. Diz Jesus: “Não estou só, mas comigo está o Pai que me enviou”. Diante destas palavras, seus interlocutores perguntam: “Onde está esse Pai?” A resposta, leva-nos à comunhão perfeita entre ele e o Pai: “Se me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai”. Eles se encontram junto ao tesouro do Templo, incapazes, porém, de reconhecer o Pai e o seu Filho.
         O Senhor revela o tesouro do seu amor e de sua misericórdia. E espera que o acolhamos com confiança e humildade, pois declara ele, segundo Melitão de Sardes: “Eu sou o vosso perdão, eu sou a Páscoa da salvação, sou a vossa luz, a vossa ressurreição”. Se há os que preferem as trevas do pecado, uma certeza nos anima: Jesus jamais deixa de nos oferecer a luz do seu amor, que ilumina nosso coração e nos leva a confessar e a testemunhar a sua Palavra, vivida e celebrada, particularmente, no encontro eucarístico.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro