Reflexão do Evangelho do dia 07 de Março de 2013


Quinta-feira – 07 de março
Lc 11, 14-23: Jesus e Beelzebu (calúnias dos fariseus)
           
            O Senhor assegura-nos a sua proteção espiritual. Os milagres realizados por ele ultrapassam o poder do homem, levando à conclusão: ou se acredita em Jesus como “vindo de Deus” e esta é a compreensão de Nicodemos, do cego de nascença e de todos os que reconhecem nele o Messias esperado. Ou afirma-se que “’Beelzebu está nele’, e também: ‘é pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios’”. Acusações levantadas pelos escribas, que “haviam descido de Jerusalém”.
            O título Beelzebu liga-se a textos antigos e designa o primeiro entre os inimigos de Deus, pois os deuses pagãos eram considerados como demônios. Por estar à frente e governar as forças do mal, ele é denominado o príncipe deles, constituindo um Reino em oposição ao Reino de Deus. Daí as palavras de Jesus: “Todo reino dividido contra si mesmo não poderá subsistir”. As acusações dos escribas e fariseus resultam absurdas.
Jesus combate o poder do mal, pois não existe só a possibilidade do mal, ligada à liberdade humana, mas há um poder pessoal que quer conduzir os homens ao pecado. As tentações no deserto demonstram a realidade temível do império do mal, que se opõe ao Messias, o Filho de Deus. O próprio Jesus, diz S. João Crisóstomo, “responde às acusações, demonstrando que expulsar os demônios, como ele acaba de fazer, é obra de um poder grandíssimo e sinal da vinda do Reino de Deus”.
            Ele expulsa os demônios pelo dedo de Deus, expressão que indica, segundo os Santos Padres, o poder do Espírito de Deus, presente em Jesus. É a vitória de Cristo sobre o reino do mal. Só resta recolher os despojos, que “são as ovelhas perdidas da casa de Israel”. Mas os escribas e fariseus, unindo-se contra Jesus, aliam-se aos inimigos do passado, que provocaram a dispersão do povo entre as nações. Eles negam a ação do Espírito Santo, e rejeitam o anúncio de Jesus sobre o advento do Reino de Deus. 
      “Senhor, sede o mestre do meu coração e o senhor da minha vida. Que nada haja em mim que não esteja sob o vosso senhorio”.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro