Reflexão do Evangelho de Domingo – 15 de Dezembro


Reflexão do Evangelho de Domingo – 15 de Dezembro

Mt 11, 2-11: Pergunta de João Batista e testemunho de Jesus

 

          O encarceramento de João Batista marca o fim da ordem antiga. Mas as notícias das atividades de Jesus e de seus discípulos, causaram-lhe certa inquietude, pois eles se mostravam abertos aos pecadores e anunciavam o restabelecimento do reino de Deus. Enviados por ele, seus discípulos foram a Jesus, com suas dúvidas, fraquezas e receios, para perguntar-lhe: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?” Penúltimo ato do Precursor, que na prisão expressa estar passando pela noite da fé. Como eles, “também nós, destaca S. João Crisóstomo, vamos a Jesus com nossas dúvidas e incertezas, com o pouco que somos, para que Ele possa completar-nos com a sua grandeza”.

Pela primeira vez, o evangelista S. Mateus, fala do ministério de Jesus empregando o termo “christós”, obras de Cristo, o Ungido, o Servo de Israel, dando continuidade à revelação de Jesus como o Messias. Antes de receber os discípulos de João, Jesus cura muitos doentes e dá-lhes o privilégio de presenciar diversos milagres. Ele sabe muito bem que o testemunho das obras é mais forte que o das palavras. Por isso, resumindo os termos messiânicos de Isaías, Jesus lhes diz: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo, os cegos recuperam a vista, os coxos andam, os leprosos são purificados e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados”. Admirado, S. Cirilo de Alexandria vê nessas palavras “a esplêndida arte da resposta do Salvador: ele não diz simplesmente “sou eu”. Se o tivesse feito, teria dito a verdade, mas ele os conduz à prova manifestada pelas suas próprias obras”. Elas confirmam a sua missão, pois, completa S. Cirilo, “as obras que tinham sido anunciadas nos tempos antigos pelos profetas se realizaram. Eu faço acontecer coisas que foram profetizadas no passado e vós mesmos fostes testemunhas delas”.

         João Batista sente-se confirmado em sua pregação e na missão de preparar os caminhos do Messias. Também seus discípulos não mais necessitam esperar pelo Cristo, pois Jesus é o caminho aplainado para Deus. É Ele o cordeiro que redimirá o mundo do seu pecado, tornando a humanidade participante de sua Cruz e, portanto, de seu Reino e da Felicidade eterna.

 

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro